segunda-feira, 11 de outubro de 2021

RIA FORMOSA: POLUIÇÃO, UM CANCRO QUE CONTINUA

 Até aqui têm sido alguns cromos que falam na poluição da Ria e das suas consequências mas, finalmente, aparece uma entidade a dizer o que há muito sabiamos.

Em declarações ao Postal e que podem ser lidas em https://postal.pt/papel/2021-10-09-Peixes-tomam-Prozac-no-barlavento-e-Brufen-no-lado-nordeste-do-Algarve-d843f792, uma directora do Centro de Investigação Marinha do Algarve, põe a nu a falta de eficácia do tratamento das aguas residuais de todas as ETAR.

Nestas declarações, no que se refere à Ria Formosa, a nova ETAR de Faro/Olhão também é visada por não tratar as aguas residuais por forma a fazer a neutralizar os residuos de medicamentos, que em grandes quantidades podem provocar alterações nas espécies ou até mesmo levar ao seu desaparecimento.

A questão é mais complexa na medida em que por esse meio se pode estar a introduzir na cadeia alimentar vestigios de medicamentos, como os usados no tratamento do cancro, bastante perigosos. E são tão perigosos para os consumidores como para as próprias espécies como a ameijoa ou a ostra. 

Ate agora tem sido vendida a ideia da excelência dos tratamentos das ETAR, ao ponto do presidente da câmara de Olhão se "apropriar" de um investimento da Aguas do Algarve, fazendo crer que com a nova ETAR tudo seria diferente. E é mesmo diferente, só que para pior!

Enquanto os nossos politicos esbanjam o dinheiro dos impostos em serviços que em lugar de melhorar, detioram ainda mais o que já está estragado, surge uma cientista a vir dizer que afinal aquilo não serve.

Mais, estas declarações vêm pôr a nu, o que são as licenças das ETAR, em que alguns parametros não são tidos em conta, nomeadamente a contaminação por produtos quimico/farmaceuticos e outros.

A continuar, este cancro acabará por matar a vida na Ria Formosa, porque a contaminação dos bivalves e dos peixes e a possibilidade da transmissão para a cadeia alimentar, condenando o consumo dos produtos dela provenientes.

Venham lá agora desmentir! 

1 comentário:

Rui Simeão disse...

Desculpe, mas a RIA FORMOSA É MUITO GRANDE E EM TAVIRA É DIFERENTE, se FIZER O FAVOR DE VER AS ANÁLISES, QUE TENHO PUBLICADAS AO LONGO DOS ANOS NO MEU SITE, ATE OS PESTICIDAS ESTÃO ANALISADOS NUM LABORATÓRIO FRANCES ---I D A C -- Em NANTE, ESTÁ LA TUDO, E AQUI EM TAVIRA, OS ESGOTOS SÃO TRATADOS MUITO LONGE,-- MAS TRATADOS E A ÀGUA DE ALGUMAS SALINAS VRM DIRECTA DO OCEANO, PELA BARRA DE TAVIRA EM DIRECTO, SEM QEQUER OPASSAR PELO RIO ...