segunda-feira, 8 de novembro de 2021

CADA UM COME DO QUE GOSTA!

 Como é do conhecimento publico, o orçamento geral do estado  para 2022 foi chumbado, o que provocou a dissolução do parlamento seguida da convocatoria de eleições gerias antecipadas.

Em tempos já tivemos governos minoritários, tal como  o actual, não sendo necessario recuar muito no tempo para lembrar que José Socrates na sequência da sua queda, afirmar que nunca devia ter aceitado formar um governo minoritario.

Os dois ultimos governos, ambos minoritarios, só foram possiveis por um acordo, nem sempre cumprido, onde os direitos sociais dos cidadãos não foram salvaguardados.

Todos sabemos que o sistema de protecção social, a chamada segurança social, deixa muito a desejar, com a maioria das pensões de reformas abaixo do limiar de pobreza, para não falar nas restantes prestações sociais.

Na saude, embora a propaganda tente mostrar grandes investimentos na saude, a realidade mostra que acompanhando a destruição do serviço nacional de saude, são transferidas verbas para as clinicas e laboratorios privados, e são muitos milhões. Florescem os privados á custa do SNS. Pouco falta para que as pessoas deixem de ter acesso aos cuidados de saude. Quem não tiver dinheiro, não terá assistencia.

A que ficou conhecida como Lei Cristas ou dos despejos, apesar do actual primeiro ministro estar em funções há seis anos não foi alterada, permitindo ou favorecendo os despejos. O Estado demitiu-se da sua função Constitucional de assegurar o acesso a uma habitação condigna para todos. Seis anos não chegaram para alterar a Lei; quantos mais serão precisos?

A coberto da pandemia, a contratação colectiva foi suspensa, assim se mantendo mesmo após o levantamento das restrições sanitárias, uma medida que agrada ao patronato mas retira direiros aos trabalhadores.

O salario minimo está muito aquem de satisfazer as necessidades de quem trabalha, conduzindo à miseria dos trabalhadores. Diz o patronato que não tem condições para pagar mais mas fica por saber porque razão noutros países em que os salarios são bem mais elevados, conseguem ser mais competitivos que nós! 

Como podem os trabalhadores portugueses acreditar nestas politicas? Claro que há defensores para tudo e cada um come do que gosta. Nem conseguem ser social democratas quanto mais de esquerda. Eu não engulo a "verdade" oficial! E tu?

Sem comentários: