domingo, 21 de novembro de 2021

OLHÃO: O ESGOTO DO PORTO DE PESCA

 Esta semana, a linha de agua que vem do Brejo e desagua no topo norte do porto de pesca, descarregou bastante porcaria como se de um esgoto se tratasse, de tal forma que a empresa municipal de ambiente, a Ambiolhão  foi chamada a intervir, conforme o seu comunicado que pode ser lido em https://www.facebook.com/ambiolhao/posts/624108842270594.

Diariamente acontecem descargas de esgotos por aquela linha de agua só que não com a dimensão desta. Depois das chamadas ligações clandestinas, seguem-se as ligações  desconhecidas, estas mais próximas da verdade. Diz a Ambiolhão que pesquisou no lado sul do caminho-de-ferro, onde nada encontrou, mas tambem no lado norte, tendo encontrado um obstrução na Rua da Olivença que fez desviar o esgoto para a linha de agua, obstrução essa que foi corrigida. E quando voltar a acontecer?

Já se passaram bastantes anos desde a ultima construção nesta zona não se percebendo como podem haver ligações clandestinas ou desconhecidas, mas será sempre uma boa desculpa, para não reconhecer a necessidade da construção de uma rede de saneamento nova, sem estes inconvenientes.

Curioso é no entanto que a Ambiolhão venha admitir que se trata da linha de agua que vem do Brejo, não fazendo parte da rede de aguas pluviais, embora aquela linha tenha sido encanada a partir da horta do Salero, como era cohecida.

Esta linha de agua encanada não tem tampas de colectores, atravessando a Avenida D. João VI, prosseguindo pelas traseiras das escolas do Bairro da Cavalinha, por baixo dos prédios entre as ruas João da Rosa e Olivença, seguindo pela rua até à antiga Fabrica do Tomate, atravessando o caminho-de-ferro e passando por baixo da Bela Olhão.

Pergunta-se como foi possivel que a câmara autorizasse a construção de edificios em cima da linha de agua, quando a lei manda que se respeite uma distancia de dez metros para cada lado das linhas de agua? E já agora, como aprova um plano de pormenor em que se constroi com uma volumetria exagerada em cima da linha de agua?

Por mais que façam, as descargas de esgotos através desta linha de agua vão continuar, a não ser que façam umas obras decentes.

Clandestinas são as acções da câmara municipal, presidida pelomeu amigo Pina!

Sem comentários: