segunda-feira, 1 de novembro de 2021

OLHÃO: ONDA DE REQUALIFICAÇÕES EXAGERADA

 

Nem todos têm os mesmos gostos da mesma forma que o conceito do que é melhor, varia consoante o olhar ou o pensamento que temos àcerca de uma determinada situação. Isto para dizer que o conceito de belo, bonito ou util varia de acordo com as perspectivas de cada um, ainda que para nós se trate de uma visão para o colectivo.
Ontem publicamos o video do projecto de requalificação dos Jardins, asegunda fase de requalificação da frente ribeirinha de Olhão, porque esta onda começou com a requalificação da Avenida 5 de Outubro. Assim o video que reproduzimos acima, representa a terceira etapa da requalificação da frente ribeirinha. Claeo que não vai acabar aí, mas isso fica para outro dia.
Este video apresenta o projecto de requalificação da Avenida 16 de Junho e dá, na nossa opinião, uma ideia errada, escondendo muito do que ali se vai passar.
Na realidade, a requalificação da Avenida 16 de Junho, representa uma machadada na pesca, porque ela se insere num plano mais vasto de desenvolvimento turistico à custa da destruição do que resta da pesca.
Antes de se iniciarem as obras, e qual dono disto tudo, já o Pina encomendava um estudo do espelho de agua de porto de pesca. Os passadiços de betão são para desaparecer e serem substituidos por outros flutuaveis, que acompanhem o movimento das marés.
Só que olharmos atentamente ao video, vemos que o lado poente do porto de pesca apresenta já uns barquinhos de recreio, o que dito de outro modo, a pequena pesca que utiliza este espaço para amarração dos seus barcos, vai ser "recambiada" para outras paragens, à semelhança do que têm feito com as pessoas.
No  fundo trata-se de criar mais um parque de estacionamento aquatico  para regalistas enquanto que para os de trabalho não se vislumbra uma solução.      
Da conjugação da requalificação da Avenida 16 de Junho, com a ARU do Levante e o Plano de Pormenor da Bela Olhão (designação nossa) mais a alteração no espelho de agua do porto de pesca,  resulta a expulsão de uma franja significativa de olhanenses para os guetos da  periferia e do seu local de trabalho.
Que raio de desenvolvimento é este que não tem preocupação com o bem estar da população, preocupando-se apenas com o encher dos bolsos de meia duzia de patos bravos ou outros gananciosos?

1 comentário:

Anónimo disse...

Prevejo que a antiga Doca Pesca que se vê no vídeo é para requalificar no sentido de se fazerem um ou dois restaurantes para os "amigos".