segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

OLHÃO: DO BOMBEIRAL


 Embora com data de publicação de finais de Novembro, mas porque nos passou despercebido, damos hoje a conhecer um contrato celebrado entre a câmara municipal de Olhão e uma empresa espanhola, para a compra de um carro de bombeiros. Até aqui tudo certo, mas falta saber o resto.
Por vezes a informação não é a mais correcta embora a fonte mereça credibilidade, mas o custo da velha viatura é de 199.900,00 euros, isento de IVA, e não os 250 mil como nos disseram.
Informaram-nos também que a viatura é uma escada Magirus com alcance de 50 metros e isso merece-nos um outro comentário. É que para ter esse alcance, ela terá uma altura a oscilar entre os três metros e meio e os quatro, pelo que terá de ter em conta a teia de fios pendurados pela cidade, e não só. Não só, porque a dimensão da viatura a torna quase inoperacional na maioria das ruas, estreitas e sobrecarregadas com o estacionamento.
E como se não bastasse isso, o edificio mais alto do concelho não ultrapassa os trinta metros, se é que os tem, mal se percebendo para quê um alcance de cinquenta. Será para a utilizar noutras cidades? Julgávamos nós que este tipo de material fosse para servir a cidade, mas parece mais para uma feira de vaidades para o exterior do concelho, mostrando aos vizinhos capacidades que não podem ser usadas nas nossas casas.
Guardado nas instalações da antiga Bela Olhão, mereceu honras de exibição para o bombeiral, o qual desconhece a real utilidade da viatura, mas negócios são negócios!
A mesma fonte ficou de nos dar informação mais detalhada sobre o comando, o que ficamos a aguardar, porque daquilo que se conseguiu apurar parece estar a ser cozinhado um fato à medida.
Por outro lado, sabemos que os bombeiros têm receitas próprias mas que são desconhecidas da população e menos ainda como são utilizadas essa verbas, o que seria interessante saber. Isto porque quando os bombeiros se deslocam a uma casa para a abrir porque o residente se esqueceu das chaves, terá de pagar o respectivo serviço assim como. nalguns casos o transporte de ambulancia.
Não há duvida que o bombeiral está muito bem entregue!

Sem comentários: