quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

OLHÃO: PASSAGEM DE NIVEL SEM SOLUÇÃO?

 Desde 2014 que o presidente da câmara vem mantendo um braço de ferro com as entidades que mandam nos caminhos-de-ferro, agora a Infraestruturas de Portugal e não se vislumbra um final feliz para os olhanenses.

Como é do conhecimento publico, decorrem a bom timo o trabalho de electrificação da linha, entre Faro e Vila Real de Sº António com sinais bem evidentes na envolvência da estação de Olhão.

Por lei, a passagem de nivel já era para estar encerrada mas isso tem vindo a ser adiado com base na encomenda de estudos ou projectos que não conhecem a luz do dia.

Ainda que alguns não tenham preocupações com isso, não podemos nem devemos esquecer as pessoas com mobilidade diminuida, sejam deficientes, gravidas ou simplesmente idosos, cujo encerramento da passagem de nivel vai criar dificuldades acrescidas ou mesmo impedindo de passar a "fronteira".

Desde a ideia de instalar um elevador até a uma passagem por debaixo de tunel, tudo se tem aventado, mas obras é que nada.

Quem vai combater a barreira que será o encerramento da passagem de nivel? Tão preocupado com as pretensas requalificações da cidade, o presidente não tem uma unica palavra para dizer aos olhanenses sobre o futuro da passagem de nivel. Mas hoje há uma Assembleia Municipal e seria uma boa pergunta dirigida ao presidente da câmara e por ele respondida, sim, porque há situações que alguem responde por ele.

Se a passagem de nivel for encerrada, a alternativa será o viaduto junto ao Siroco ou a ponte na Rua 18 de Junho, qual delas a pior para quem tem mobilidade reduzida. Esta é uma situação que merece ser discutida, porque fazer operações de cosmética urbanistica sem ter em conta as reais necessidades da população, é uma péssima politica.

Oito anos depois, tudo continua na mesma como a lesma!

2 comentários:

Anónimo disse...

Tantas criticas .....
Tanta inflexão .....
Porque em vez de inventar mt e inverdar por caminhos de interesse politico não se apoia uma solução igual ao da cidade de Espinho ( por exemplo) onde a linha passa por baixo

Anónimo disse...

Passar por baixo ?! Não pode, está sujeito a inundação.