terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

OLHÃO: ROTA NEGRA!

 Quando os trabalhadores de uma qualquer empresa estão sujeitos a péssimas condições de vida, trabalhando sem receber, e no caso de emigrantes estrangeiros utilizados como escravos, é caso para dizer que estão a fazer uma Rota Negra nas suas vidas.

Acontece numa empresa de piscicultura, com o nome de Rota Grega, que tem varios meses de salarios em atraso aos seus trabalhadores, muitos deles emigrantes, a viverem seis ou sete numa casa em condições precárias e nenhuma entidade, particularmente o ACT, desencadeia qualquer acção para averiguar o que se passa naquela empresa.

O projecto de piscicultura Rota Grega, como o nome indica, era de um grupo grego,  sem ter o cuidado de verificar se as condições naturais eram semelhantes às que tinham no seu país de origem, quando aqui são muito diferentes.

A amplitude das marés no Mar Mediterraneo, onde se localiza a Grecia, é de meio metro, enquanto na nossa costa é de três metros, o que faz com que as correntes do mar sejam muito superiores na nossa costa.

Se o tivessem verificado, veriam que ao jogar a ração, com que alimentam o peixe, ela iria na aguagem, perdendo-se a maior parte, com os custos inerentes à quantidade de ração a mais de que necessitam nas condições que tinham na Grécia, o que inviabilizaria o projecto.

Não foi por acaso que os gregos se desfizeram do projecto entregando-o a uma empresa dos arredores de Lisboa. E esta nova empresa deveria ter começado por contratar um biologo para estudar todo o processo.

Nos dias que correm, a Rota Grega não tem recursos para se manter, somando dividas, e vendendo o peixe com tamanho que não lhe permite fazer face às despesas.

Em momentos de aflição, uma grande grupo empresarial de distribuição alimentar, prestou-se para "ajudar" a Rota Grega, dando-lhes meios para comprar a ração mas impôs como contrapartida a definição do preço do peixe, provocando uma maior crise.

Hoje, a Rota Grega tem dificuldades na aquisição de rações, de material de limpeza das gaiolas, não tem dinheiro para nada, a não ser para o pagamento da administração.

Quem sofre com isto são os escravos dos tempos modernos, os trabalhadores que têm familias para alimentar, mas parece que ninguem se importa com isso.

Deem mais milhões a esta empresa que se pode dizer está falida e ainda não sabe.

Já os trabalhadores estão mesmo a ter um Rota Negra!

11 comentários:

Anónimo disse...

Por ou lado é gratificante saber que alguém na nossa terra luta pelos direitos dos olhanense e de todos os trabalhadores, sejam eles Portugueses ou Emigrantes!
Por outro lado é muito triste quando um blog, que se dedica a informar e alertar os Olhanenses, publique uma notícia em que 90% dos factos são mentira... Penso que se deveria dar primor a este tipo de trabalho e acima de tudo manter uma postura ética e deontológica já que se tratam de informações que, já que se pretende divulgar, e bem, que se divulguem com pleno rigor e veracidade correndo o risco de se tornar em mais um Pasquim usado para correr boatos e diz que disse... Dado que já temos a CMTV e agora mais recentemente a CNN PT seria uma mais valia o autor valorizar os seus leitores e publicar apenas as verdades! Basta de fake news!

Um bem haja

a.terra disse...

O comentador diz que o texto não corresponde à verdade mas não diz qual a mentira ou omissão. As informações foram prestadas por ex e actuais trabalhadores da empresa em questão, e não me parece que tenham qualquer interesse em não dizer a verdade.
Claro que o nosso comentador parece mais preocupado com o que possa vir na CMTV ou na CNN, sendo no fundo isso que o incomoda mas que ao mesmo tempo deixa perceber de onde vem a critica ao texto.
Já estamos habituados a que as pessoas ligadas ao poder local tenham a tentação de procurar desmentir-nos. É a contra-informação a trabalhar, mas continuaremos a fazer o nosso papel, e sempre que um trabalhador esteja na situação descrita, não deixaremos de estar do seu lado por muito que doa a alguns.
Passe bem e não lance provocações porque também sabemos responder, embora não esteja disponivel para gastar demasiada cera com ruins defuntos!

Unknown disse...

Justamente a ACT depois de tantas ligações,denúncias não tomou nenhuma atitude parece brincadeira!

Unknown disse...

Uma pergunta que não quer calar será que as empresas que compram e vendem as famosas douradas do Algarve sabem das condições dos funcionários?!

Unknown disse...

Hj a empresa encontra-se parada pois após meses sem receber salários e anos sem receberem subicidio de ferias os funcionarios pararam os trabalhos e estão dando justa causa na empresa.

Cleber disse...

Essa empresa nunca demostrou seriedade da forma que tratam seus funcionários da forma que trata os seus fornecedores, é golpe

Unknown disse...

Vc deveria tomar vergonha pois aqui quem vos fala é um funcionário q saiu da empresa há 5 meses e até hj não recebi meu dinheiro! Agora mostra aí quem é Vc!!!

Unknown disse...

Parabéns pela resposta

Anónimo disse...

Muito mau o que se passa nessa empresa.. eu trabalhei lá e confirmo que algumas coisas não são verdade. Uma empresa mal gerida quem esteve lá como "capitão" impôs as suas leis à sua maneira mesmo sem estar legal na empresa sem contrato onde colaboradores foram despedidos ou descartados por se imporem pessoas que tiveram que praticamente dedicar a sua vida em prole da empresa para hoje em dia o patrão nem aparecer pessoalmente nem dar uma justificação da actual situação da empresa.. coisas ilegais se passaram nessa empresa.

Anónimo disse...

Para não falar a forma cruel com que matavam as aves que andavam lá perto das jaulas...

Anónimo disse...

Já todo mundo sabe desta desgraça de empresa e do que fez e continua fazendo aos colaboradores e ninguém faz nada.. pois se calhar as pessoas daqui amanhã passam se da cabeça e quando menos esperar esse patrão tem a cabeça a prémio..