domingo, 6 de março de 2022

OLHÃO: CHULICE POLITICA

 

A Ambiolhão é, supostamente, a empresa municipal do mau ambiente, mas tem uma outra função, como todas as outras, de servir de asilo a parasitas politicos que não podem ficar desempregados.
Desde que foi criada, nunca precisou de um administrador executivo, mas a partir do final do mandato anterior da autarquia, sentiu a necessidade de assegurar trabalho para o engenheiro Carlos Martins, criando-se um cargo remunerado que até então não existia.
Não me compete aqui avaliar a capacidade profissional do engenheiro, mas é estranho que alguem que tinha uma empresa de construção civil, se encontre na situação de asilado politico, para não chamar outro nome.
Desconhecemos se o engenheiro recebeu a "indemnização" costumeira nestes casos de cessação de funções como autarca mas estamos em crer que sim. Afinal o dinheiro não é deles mas sim dos municipes quando pagam os impostos e taxas municipais.
No inicio do ano, as taxas da factura da agua foram actualizadas, isto é, aumentadas, penalizando os consumidores em nome da rentabilidade da empresa, a qual vê, por força deste novo lugar remunerado, sair dos cofres, com encargos do pessoal acrescidos em mais de quarenta mil euros.
Normalmente os consumidores de agua não olham às despesas da empresa e menos ainda se preocupam em saber os tachos e as chulices que se vão criando nas empresas municipais mas que encarecem a factura todos os meses.
Por principio, e porque antes da criação das empresas, os serviços funcionavam na mesma, sempre defendemos, e continuamos a defender, a municipalização dos serviços, dando mais transparencia à gestão autarquica. Quanto maior for a dispersão, mais dificuldade em detectar este tipo de situações.
As pessoas são obrigadas a apertar o cinto para que o exercicio do poder seja feito, cada vez mais, para proveito próprio e menos para servir a população que os elege.
Só falta mesmo criar um asilo para politicos desempregados com direito a remuneração e demais mordomias. Mas somos todos nós culpados disto porque apesar das denuncias continuamos a entregar o poder a esta cambada.     

Sem comentários: