sexta-feira, 18 de março de 2022

OLHÃO: RIA FORMOSA EM RISCO?

 O deputado municipal do PAN fez chegar à comunicação social regional uma nota na qual apresenta preocupações com o alargamento do Porto de Recreio e as consequências para a Ria Formosa.

Ainda que com uma visão aligeirada, faz todo o sentido levantar a questão, mas não só. É que se o alargamento for feito para a frente dos Mercados, é natural que os mastros das embarcações de maior porte corte a paisagem natural que é a Ria o que por si só, já é de condenar.

Mas o maior impacto vem do facto do Porto de Recreio ser, na prática, uma parque de estacionamento aquático para embarcações e quanto maior for a sua capacidade mais embarcações estacionar ali. Com isso aumenta o trafego maritimo dentro da Ria Formosa, libertando hidrocarbonetos, fazendo barulho o qual provoca o stress das especies piscicolas.

Este é o maior problema para o qual as nossas entidades não pretendem proceder a uma avaliação; desde a CCDR à APA, passando pelo Parque Natural, todos eles deviam ter como preocupação a defesa do melhor ambiente numa area tão fragil como o ecosistema em presença.

Contam ainda coim a colaboração de entidades que se dizem defender o meio marinho mas que na prática não tomam posição em relação àquela questão, pronunciando-se apenas sobre o possivel impacto das dragagens das lamas.

Sabe-se que o municipio pretende pronunciar-se contra o projecto de alargamento para a frente dos Mercados, para libertar a paisagem de quem frequentar as esplanadas. Do mesmo modo que ao inviabilizar o projecto pode muito bem, como contrapartida, fazer alguma pressão junto da Docapesca para a cedência do lado poente do porto de pesca, lavando as mãos desse assunto como Pilatos. Sem esquecer que a câmara encomendou um estudo sobre o espelho de agua do porto de pesca, visando dar-lhe outra função.

Para quem viu o video do projecto de Requalificação da Avenida 16 de Junho, para quem sabe que está para arrancar a Area de Reabilitação do Levante, mais o Hotel onde era a Bela Olhão, tudo se conjuga para a alteração do porto de pesca em beneficio da nautica de recreio.

Ao mesmo tempo, a pequena pesca é cada vez mais perseguida pelo motivos mais variados, com vista ao seu fim.

É a opção do Pina da mesma forma que esta é a nossa opinião, enquanto vivemos em democracia!

Sem comentários: