terça-feira, 22 de março de 2022

OLHÃO: A MIRAGEM DA EFICIÊNCIA HIDRICA

 Bem pode o presidente da câmara recorrer à imprensa regional para divulgar a sua "paixão" pela eficiência hidrica que depressa se demonstrará que não passa de discurso oco e balofo.

Felizmente que choveu alguma coisa mas ainda assim insuficiente para as necessidades da região. Podem as entidades publicas apelar aos privados para ter contenção nos consumos de agua que as autarquias podem desperdiçar à vontade, como acontece em Olhão.

O Parque do Levante tem ou tinha bombas a trabalhar 24 sobre 24 horas para esgotar agua, boa e que é encaminhada para a Ria, quando podia e devia ser utilizada para fins diversos, como a rega de jardins, para enchimento dos auto-tanques dos bombeiros ou para lavar as imundas ruas da cidade.

A conduta que sai do Parque do Levante vai descarregar a agua junto ao Cais T e bem perto do depósito de agua da antiga JAPSA, onde podia ser armazenada e daí encaminhada para outras paragens. Fazer isso até que não custaria tanto dinheiro como isso tudo, mas também não daria votos pelo que por muito pouco que seja, não vale a pena gastar um cêntimo.

É de tal forma assim que há cerca de dois meses que o sistema de bombagem do Parque colapsou e até hoje não houve condições para repor o seu funcionamento, recorrendo entretanto a bombas dos bombeiros para o fazer.

Havendo falta de agua e desperdiçar alguma que temos em quantidade e qualidade para o fim em vista não será uma acção de eficiência hidrica, pelo contrário, é o completo desprezo pela actual situação, embora se apresente um discurso de sentido contrário.

Ele há com cada discurso que é de bradar aos ceus! 

Sem comentários: