domingo, 11 de abril de 2021

OLHÃO: OBRA A PERDER DE VISTA!

 

A imagem acima foi retirada de uma publicação de Marta Geada nas redes sociais, a quem desde já pedimos desculpa pelo uso da mesma, mas a sua relevância justifica-o.
O terreno em que se situa o Bairro 16 de Junho, foi cedido por um antigo proprietário para os pescadores pobres, que querendo, montassem ali as suas casas, barracas, Primeiro com tabuas dos antigos caixotes de sabão, e lata, foram evoluindo, havendo já algumas boas construções.
No passado, e de certa forma ainda hoje, o poder politico, tentou e tenta esconder dos olhos visitantes o Bairro 16 de Junho; aquilo não é nenhuma urbanização de luxo com interesse turistico!
De há muitos anos a esta parte que os moradores do Bairro vêm reclamando pela falta de esgotos, um tema que foi tratado em campanha eleitoral autarquica de 2013, mas oito anos depois, continua tudo na mesma, o que mostra bem da hipocrisia dos slogans utilizados pela Ambiolhão no que diz respeito à limpeza.
Numa sociedade que se quer moderna, evoluida, e limpa, a ausência de esgotos não pode existir! Apesar do passar dos anos, a câmara municipal de Olhão e a sua empresa municipal, ambas presididas por António Pina, não querem saber do bem estar ou das condições de vida dos moradores do bairro. Aliás por eles, acabavam já com o bairro.
Tanto assim é que em 2018, celebraram um contrato para a construção da rede de esgotos de uma urbanização privada, promovida pela autarquia na Feira Internacional do Imobiliario de Paris, onde gastaram uma pipa de massa. Mas estava em causa uma urbanização com fins turisticos e havia que dar todo o apoio.
RICOS COM RICOS, POBRES COM POBRES!
Quantos mais anos vão ser necessários para acabar com os esgotos a céu aberto no Bairro 16 de Junho? Ou não será aquilo um problema de saude publica? Não terão, os moradores do Bairro, direito a um serviço essencial como é o saneamento, que aliás pagam na factura da agua e do qual não beneficiam?
Será que os moradores do Bairro vão continuar a acreditar nesta cambada?
É caso para dizer que o "Obra à vista" passa a "OBRA A PERDER DE VISTA!"

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde, agradeço desde já a divulgação. A maior parte dos Olhanense não tinham conhecimento do estado em que está zona se encontra e já lá vão muitos anos de luta sem resultados. Os moradores também não esperam milagres porque sabem que resolver a situação não é fácil mas ainda há esperança.
Cumprimentos
Marta Geada