quinta-feira, 8 de abril de 2021

RIA FORMOSA: QUEM A PROTEGE?

 A Ria Formosa abrange cinco concelhos, mas qualquer intervenção pode ter impacto na restante ria, pelo que sempre que seja posta em causa, mesmo não sendo na nossa zona, temos a obrigação de divulgar os crimes nela cometidos.
A movimentação de terras, com terraplanagens, para abertura de um caminho e vedação de um terreno, tudo feito à margem das regras, esconde algo mais complexo que só o futuro a médio prazo dirá.
É em Cabanas, tal como já aconteceu em Cacela Velha ou poderia ser em Olhão, porque aqui também em pleno Parque Natural estão a transformar os residuos de obras em tuvenant.
Tudo isto está associado ao desenvolvimento turistico sem terem conta a protecção das areas que por lei e principio deviam ser protegidas. As cidades e vilas do litoral devem desenvolver-se em forma de cunha, do litoral para o interior, por forma de reduzir a pressão sobre os eco-sistemas. já bastante fragilizados como é o caso da Ria Formosa.
A ganancia, o lucro facil e garantido numa zona chamada de "prime", com o poder do dinheiro a sobrepor-se às regras, aliado a uma fiscalização deficiente, se não houver uma intervenção das pessoas a denunciar este tipo de crimes acabam por colocar em causa a Ria tal como a conhecemos, com o inconveniente de estarmos a correr, por razões económica, com as populações da zona, substituindo-as pelo elemento estranho. Os residentes nestas areas acabarão por deixar de ter acesso às ilhas barreira.
Em Cabanas de Tavira, no passado, foram cometidos muitos atropelos urbanisticos, construindo em terrenos que eram do Dominio Publico Maritimo ou constituiam Servidão Administrativa porque o dinheiro falava mais alto.
Alguns, poucos, enriquecem com estes expedientes enquanto as populações empobrecem. Quando é que as pessoas despertam? 
MOVIMENTO TAVIRA EM TRANSIÇÃO, ESTÁ DE PARABENS! 

1 comentário:

Anónimo disse...

Será verdade que:

Existe um Contentor no estaleiro do Hiládio - caminho do buraco - pertencente ao rambo do sultão com material "desviado" na camara.

Existem fotos do rambo do sultão a colocar o tal material da camara no contentor

Existe um vivenda em pechão em que a cave foi transformada num autentico hipermercado com os desvios do rambo do sultão da camara

Confirmem e não se admirem.