sexta-feira, 24 de outubro de 2014

G.N.R. em Olhão multa quem trabalha, mas fecha os olhos á Poluição na Ria Formosa!

GNR apreende mais 1,5 toneladas de bivalves em Olhão

.
.
Os militares do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Olhão da GNR apreenderam 47 sacos de berbigão, com o peso total de 1.269 quilos e com um valor de 533 euros, que estavam a ser transportados ilegalmente.
A apreensão aconteceu na madrugada de quinta-feira, durante uma ação de fiscalização realizada a um veículo ligeiro de mercadorias, O militares “detetaram que o condutor transportava bivalves sem qualquer documento”, explica fonte da GNR.
Posteriormente, os mesmos militares detetaram, numa rampa de acesso à estação de tratamento de águas, na zona industrial de Olhão, nove sacos de conquilhas com o peso de 225 quilos e no valor de 675 euros.
Segunda apreensão em menos de uma semana
Trata-se da segunda apreensão de bivalves em Olhão no espaço de uma semana. Na madrugada do último domingo já tinham sido apreendidas 2 toneladas de berbigão na rampa do estaleiro junto à estação de tratamento de águas, devidamente ensacados e sem possuírem qualquer documento de acompanhamento.
Após ambas as operações, os bivalves foram restituídos ao seu habitat natural.
Noticia do Jornal do Algarve online 

Nota do Olhão Livre: Vários cidadãos já fizeram queixa à GNR, sobre os crimes de poluição que se passa na Ria Formosa alguns bem perto do Quartel da GNR em Olhão, mas até hoje a GNR nada fez, pois neste caso o criminoso e quem polui a Ria Formosa é a CMOlhãoe o seu ainda presidente Antonio Miguel Pina,  ao descarregar esgotos Tóxicos directos para as Aguas de Producção de Bivalves, sem qualquer tratamento.
Para relembrar a quem dá ordens a esses militares da GNR que se são tão cumpridores da lei, aqui deixo a foto de um dos  crime diários de Antonio Miguel Pina, pois pode-se ver a olho nu o veneno que sai desse esgoto directo para a Ria,  bem ao pé do quartel da GNR ,da Capitania do Porto de OLhão, e a menos de 50 metros da sede do IPMA.
Este esgoto  do T  como é conhecido, verte o veneno para a Ria bem ao pé das bilheteiras do Cais de embarque para as Ilhas da Culatra, Armona e Farol,  e pode ser observado a olho nú, sempre que a maré está vazia, já  é   até considerado atração turistica, e  é conhecido internacionalmente tal a quantidade de fotos que os turistas lhe tiram, para mostarem aos amigos como  são tratadas  as aguas do Parque Natural. da Ria Formosa, a tal afamada 7ª Maravilha da Natureza.


Se é crime transportar bivalves sem documentos,  poluir as Aguas de Producção de Bivalves  é um crime duplo, pois é um crime de saude publica e  um crime ambiental.

A brigada da GNR restitui os bivalves ao ambiente natural? Porque motivo se Olhão é dos Concelhos do Algarve com mais fome,  e estando um numeroro cada vez maior de pessoas a passaar fome em Olhão, até as IPSS, estão com dificuldades financeiras,  para sustentar tanta bosa esfomeada, porque não dão esses bivalves a quem precisa, depois de  serem depurados.
Será que a brigada da GNR sabe que a maior parte desses bivalves, não vai sobreviver e  vai morrer sem proveito para ninguém, e ao mesmo tempo, o marsico morto vai apodredcer os fundos, pois mais de 80% morre.

Num estado de direito será que  os cidadãos  podem ser tratados de maneira  diferente? Pois está à vista de todos menos  das autoridades, que  a CMO polui as aguas da Ria Formosa há muito anos, sem que nada lhes aconteça, quando no minimo já devia ter sido autuada levada a julgamento, e devia há muito ter sido obrigada a acabar com o veneno que diariamente despeja na Ria Formosa,  a GNR , é uma das autoridades que pode actuar e fazer isso, será que tem tem medo do ainda   presidente da CMOlhão,  Antonio Miguel Pina, o poluidor mor do nosso concelho? Ou  será que os oficiais  da Brigada de ambiente da GNR, tem ordens  superioes, para abafar esses crimes, contra a saude publica e contra o ambiente na Ria Formosa?

Mas no Concelho de Olhão não é só a CMOlhão a poluir, pois as Aguas do Algarve ao descarregar as escorrências  mal tratadas da sua ETAR  Poente, situada na Ilha da Lebre a menos de 50 metros de viveiros de amêijoas e a menos de 500 metros de salinas que produzem sal tradicional e flor de sal,  quando a lei diz que não pode haver fontes de poluição, ao pé de viveiros e de salinas dessa natureza, a GNR se sabe, destas descargas assasinas, também está a fechar os olhos a mais um crime ambiental,  e de saude publica, pois o  sal tradicional  e a flor de sal, não podem ser tratados quimicamnete  nem lavados. A  ministra do Mar sabe disso, a ASAE sabe disso, mas os crimes das Aguasdo Algarve continuam,bem perto dessas zona de salinas.
Mas se a GNR não sabia  deste duplo crime, agora fica a saber, pois aqui fica uma das fotos do veneno que sai  para a Ria, dessa ETAR  Poente de Olhão situada em Belamandil.



Sem comentários: