segunda-feira, 20 de outubro de 2014

OLHÃO: CÂMARA NEGLIGENTE!


A Câmara Municipal de Olhão presidida pelos socialistas desde sempre que tem pautado a sua gestão urbanística pela submissão aos interesses imobiliários, negligenciando o edificado existente, particularmente o da Zona Histórica.
Como se pode ver no parecer dos serviços jurídicos da autarquia esta tem toda a legitimidade para obrigar os proprietarios a obras de conservação do edificado mal se percebendo as razões que determinaram o grau de abandono a que a cidade chegou.
A proposta de Plano de Pormenor da Zona Histórica foi devolvida à procedência para alterações, mas mantendo o essencial da proposta inicial, isto é, acabar com a calçada portuguesa naquela Zona e onde se prevêem gastar sete milhões de euros.
Gastar dinheiro numa obra sem retorno, mas quem sabe se geradora de algumas comissões quando podia ser utilizado em investimento com retorno e produtor de riqueza para as pessoas.
É que, da conjugação do parecer jurídico e da necessidade de recuperação que uma parte significativa do edificado da Zona Histórica precisa, aqueles sete milhões teriam melhor aproveitamento se destinados a esse fim.
Chamar os proprietarios, dialogar com eles e verificar quem tem condições ou não para proceder às obras necessárias e identificadas; aos que não têm posses, a Câmara proporia um protocolo segundo o qual a autarquia procedia às obras, substituindo-se aos proprietarios, e findas as quais as colocaria no mercado de arrendamento para o turismo de habitação, repartindo as rendas com os senhorios até à recuperação do investimento realizado.
A parte das rendas atribuídas aos pequenos proprietarios, aumentava-lhes os parcos rendimentos, os quais acabavam por ser consumidos no concelho, gerando mais riqueza, mais economia.
Para isto nem sequer seria necessário o malfadado Plano de Pormenor, mas sabemos como os artistas feitos autarcas, preferem outro tipo de negociatas, ainda que sacrificando as caracteristcas e a historia  do Povo que os elegeu, atacando os seus rendimentos ao penalizá-los com o agravamento do IMI, quando já estão com a corda ao pescoço.
Que a Câmara tem os instrumentos legais para obrigar a obras no edificado degradado não restam duvidas que sobram quanto à vontade politica de salvaguardar os interesses do Povo colocando-se ao seu serviço.
REVOLTEM-SE, PORRA!

2 comentários:

Anónimo disse...

ora venho trazer mais uma que o senhor Pina fez á populacao e muitos nem vao reparar.
pois devido á má gestao da CMO e falta de dinheiro ,
hoje recebo a carta da NOS (serviço tvcabo) e o meu espando por pagar sempre um falor fixo notei um aumento e disse"porra estes gajso sempre com aumentos" mas qual nao é o meu espanto quando nao houve aumento nenhum mas sim o senhor Pina começou a cobrar uma taxa de 0.25% em cada factura, agora espero receber a do Gás e electricidade para ver se o mesmo acontece ou será que o senhor Pina nao gosta da NOS e prefere a MEO
eu diria que NOS estamos é tramados com esta gente que aos poucos é so aumentar taxas e adicionar taxas pois adicionam taxas á agua, agora na tv por cabo, quanto ao resto aguardo a factura para ver

Anónimo disse...

Venho aqui contar o que vi escrito esta manhã na travessa do cimento,alguem teve a coragem de afichar o que está a vista de todos que lá passam a pé" Travessa da merda dos cães " nada tenho contra os animais, mas os donos são os responsáveis por aquela miséria em que se encontra toda aquela zona, não basta o mau cheiro a urina e ter que fazer atenção para não sujar os sapatos. Será que, quem está na Camara, não vê estas situações e criar uma portaria e atacar este flagelo, com coimas severas, se nada for feito, a nossa Terra, nunca deixará de ser a terra mais suja e porca do sul do nosso Pais, como tem a fama de ser.
Mas esta situação, é por todo o lado, aonde vivo, nesta urbanização nova aqui ao fundo do bairro dos pescadores, é so ve-los passar com os lindos animais, pelas calçadas e espaços verdes, mas ninguém apanha os dejetos,certamente na casa deles fazem o mesmo, que falta de civismo e ninguém pode dizer nada