segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

OLHÃO: DE MENTIRA EM MENTIRA SE ENGANAM AS PESSOAS

 Desde há muito tempo que percebemos que os nossos autarcas vivem da mentira, fazendo crer às pessoas que estão a fazer um trabalho sério quando na realidade estão a empurrar para a frente com a barriga, os problemas que envolvem a cidade.




As imagens acima, retiradas do site da Ambiolhão, mostram que o cadastro das infraestruturas de aguas e saneamento foi concluído em 2017, tendo custado, com IVA, cerca de cem mil euros.
Com este cadastro, a Ambiolhão e a Câmara Municipal de Olhão, estão na posse de uma ferramenta que lhes diz onde, para alem da rede de agua, as redes de esgotos e de aguas pluviais, não podendo por isso invocar desconhecimento da inexistência de redes separativas de aguas residuais e que vão desaguar na Ria Formosa, sem qualquer tratamento.
Da mesma forma, o cadastro deveria funcionar como uma excelente ferramenta para identificar e caracterizar as infraestruturas, função que é assumida no documento, para dotar a cidade de uma rede separativa de saneamento que permita acabar com as cheias e a poluição da Ria.
Não basta ter um documento, sendo necessário executa-lo, porque monitorizações desde há muito que vêm sendo feitas para limpar o cu.
Como consequência das cheias, e tentando limpar-se da má imagem, a Ambiolhão recolheu às redes sociais para vir dizer que havia feito algumas intervenções e ou inspecções em diversas artérias, como se pode ver na imagem seguinte

Tendo em conta as anunciadas intervenções consultámos o portal Base do Governo onde são publicados os contratos e não encontrámos nenhum que se relacionasse com as intervenções mencionadas, pelo que quando muito, teriam sido feitas pelos trabalhadores da Ambiolhão.
Significa isto, que para além de alguns desentupimentos e a visita a algumas caixas pouco mais foi feito, adiando como de costume, a resolução do problema.
O cadastro foi concluído em 2017, antes das eleições autárquicas que deram a maioria absoluta ao actual executivo que com essa maioria tinha carta branca para ultrapassar alguns obstaculos, se é que os haviam, mas preferiu nada fazer.
Diz o presidente da câmara que a Ria Formosa é a Auto Europa da região mas o que faz é degrada-la, poluindo-a com consequências como a desclassificação das zonas de produção de ameijoa, impedindo a sua comercialização, a qual tem um impacto económico e social muito elevado, para não falar na questão ambiental.
Posta a questão, entendemos que está na altura de os partidos da oposição, se é que querem alterar alguma coisa, pedirem o acesso ao cadastro das infraestruturas  e dar a conhecê-las publicamente para que todos os municipes saibam o que se passa e possam identificar para lutar pelo fim dos esgotos directos.
Não o fazer, não dar a conhecer aos municipes, é um acto de cumplicidade imperdoavel com o executivo socialista. Como querem que os produtores de ameijoa, e familias, votem de forma diferente se não fazem nada por eles? Será que vão continuar a cumplicidade com mentiras do Pina?


Sem comentários: