quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

OLHÃO: QUALIDADE DA AGUA PARA CONSUMO DOMÉSTICO POSTA EM CAUSA

 Não somos nós mas sim a ERSAR, a entidade reguladora da agua e saneamento quem o diz no seu relatório e apresenta uma imagem muito interessante em http://www.ersar.pt/pt/consumidor/qualidade-da-agua, e que nós reproduzimos a seguir

Como se pode ver, só dois concelhos em Portugal, apresentam uma qualidade da agua segura insatisfatória e um deles é Olhão. A denuncia inicial foi prontamente criticada pelos lambe cus do Pina que vieram dizer que tal desiderato se devia à falta de análises, que por desconhecimento não as fizeram. 
Sendo factual que não fizeram as analises fica-nos a duvida face aos antecedentes da qualidade da agua, já que no ido ano de 2012 foi detectada a presença de bromatos na rede publica, segundo o Relatório da Aguas do Algarve, tal como demos a conhecer em http://olhaolivre.blogspot.com/2013/10/olhao-agua-da-rede-cancerigena.html.
Perante isto, a população de Olhão tem toda a legitimidade para questionar a qualidade da agua que nos estão vendendo, até porque da mesma forma que o consumidor está obrigado a cumprir com a empresa municipal Ambiolhão, também esta tem a obrigação de cumprir com as orientações da ERSAR, não servindo de desculpa a alegação de desconhecimento, já que tem avençados quanto baste para acompanhar aquelas orientações.
Falta saber se a dita falta de analises se deve ao desconhecimento ou se elas foram efectuadas e surgiu algum parâmetro que punha em causa a qualidade. De uma forma ou de outra, e pelo preço que pagamos a agua e o saneamento, temos o direito a exigir o minimo de qualidade da agua no respeito pela legislação em vigor. 
A agua da barragem depois de tratada na ETA de Tavira é canalisada para os diversos concelhos e só Olhão apresenta a classificação de insatisfatório. 
  

Sem comentários: