quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

OLHÃO: QUE BANCO É ESTE QUE NÃO TEM DINHEIRO?

 Esta manhã dizia-me um amigo que devia ficar calado com os assuntos em que as pessoas interessadas não mostrassem interesse em resolvê-las. Discordei e por isso hoje tenho outra novidade.
Quando me deslocava para casa encontrei um outro amigo, reformado, que se tinha deslocado aos CTT para receber a reforma, mas voltou para casa de mãos a abanar porque não havia dinheiro.
Acontece que os CTT não só têm o serviço postal, pagamento de reformas como também é um banco que por sinal partilha o espaço com os outros serviços. Por outras palavras, os CTT são um banco mas não tem dinheiro para pagar a quem acede aos seus serviços. Lindo trabalho!
Não bastava os constantes atrasos na distribuição do correio como até o pagamento das reformas fica atrasado. Uma empresa atrasada cujo unico objectivo é o lucro dos acionistas. Mas antes era uma empresa publica e funcionava bem melhor só que não tinha autorização para funcionar como banco.
No fundo, a empresa que obteve a concessão de exploração dos CTT, não tinha qualquer interesse no serviço postal ou pagamento de reformas, mas apenas na licença para funcionar como banco. E os governos fizeram a vontade dos acionistas! Maravilhas! Ganham eles, perde o Povo, como de costume!
As reformas pagas através dos CTT têm como denominador comum, serem quase sempre as mesmas pessoas, havendo poucas oscilações, excepto em duas situações que são o pagamento do decimo terceiro e decimo quarto mês, que são pagas a dobrar. Logo os CTT, com seu banco, devia ter disponivel a quanita necessaria para pagar as reformas aos desgraçados, já que quem não tem conta bancaria propria para receber as reformas, é porque as suas reformas são tão grandes que não dá para pagar uma renda de casa.
Mas ainda assim e tendo em conta a actividade do banco, os balcões dos CTT deviam facilitar e incentivar os seus utentes a abrirem conta no dito banco.
A generalidade da nossa classe politica, não toda, tem destas coisas, vender tudo, privatizando sem ter o cuidado de assegurar o regular funcionamento de um serviço que continua a ser publico. Importante mesmo é assegurar o lucro dos acionistas. E digam lá que este é um governo de esquerda, que dá aos ricos e tira aos pobres!
Onde já se viu um banco sem dinheiro? Em Olhão há de tudo um pouco!

1 comentário:

Anónimo disse...

A culpa é do Pina