terça-feira, 8 de dezembro de 2020

RIA FORMOSA OU O REINO DOS TRAPALHÕES

 Enquanto as nossas entidades publicas se preocupam em varrer o lixo para debaixo do tapete, gastando o dinheiro em obras mais de dar no olho do que na sua utilidade, numa época em que as pessoas querem ter algum dinheiro para gastar e não o têm por culpa daquelas entidades.
Tem sido uma preocupação permanente o que se passa com a degradação da qualidade das aguas na Ria Formosa e por isso entendemos que nunca será demais trazer o assunto para a luz do dia, recuperando tempos passados mas com reflexos no presente e que mostra bem como os trapalhões nos têm governado. Atenção que são de todos os quadrantes!
Como é do conhecimento dos produtores de bivalves, a Ria Formosa foi totalmente desclassificada em Novembro de 2013, porque depois de uma queixa apresentada por nuestros hermanos deslocou-se à Ria um Comité Veterinario da UE que detectou a falta de analises.
Mas antes disso e porque nós haviamos apresentado uma queixa junto da UE por causa da poluição na Ria Formosa, os trapalhões do costume trataram de inventar algumas desculpas para livrarem a pele. A maior parte das trapalhadas foram concebidas no âmbito da Polis, durante o ano de 2013, ainda antes da desclassificação e contou com a participação de entidades como o parque Natural da Ria Formosa, do IPMA, da APA e da caca que certos cientistas têm na cabeça.

 Como se pode ver na imagem, os trapalhões do sumo de laranja da época, apresentaram e fizeram publicar em Diario da Republica de Fevereiro de 2013 um Despacho onde se indicavam um conjunto de medidas designada de Programa de Acção e Medidas para a Melhoria e Controlo da Qualidade da Agua na Ria Formosa.
Nesta altura ainda o Pina não era presidente da câmara nem o Costa primeiro ministro, mas já se estimava que a construção da nova ETAR estivesse pronta em finais de 2016, o que vem desmentir ou diminuir as declarações do Pina em torno da paternidade da nova ETAR.
Daqui a dois meses perfazem oito anos desde a publicação do chamado programa e não só a merda se manteve como se agravou com quatro em cinco zonas de produção desclassificadas. De notar que a zona que apresenta o maior grau de contaminação fecal fica exactamente em frente ao Cais T onde está aquele esgoto que muito tem sido apreciado pelos turistas que nos visitam e onde podem observar os cagalhões a passear pelas aguas da nossa Ria.
Nessa altura, também já se previa um programa de vigilância na rede de aguas pluviais e um programa de interdições da apanha de bivalves, ficando a primeira debaixo da alçada da APA, da Aguas do Algarve e das Câmaras e  a segunda do IPMA.
Pode dizer-se que oito anos depois, os governos do PSD e CDS mais os do Costa cagaram mais que a conta e arruinaram a Ria Formosa.
Se os viveiristas não se unirem, organizarem para dar luta aos trapalhões, acabam por ser corridos da Ria Formosa.
REVOLTEM-SE, PORRA!

Sem comentários: