sábado, 5 de dezembro de 2020

RIA FORMOSA: ACABE-SE COM A AMEIJOA! DIZEM ELES

 

Segundo o comunicado do IPMA datado de ontem e que pode ser consultado na pagina seis  do link https://api.ipma.pt/public-data/snmb_bulletins/1602020-ci_snmb-04_12_2020.pdf a zona de produção de bivalves Olhão 2 para a produção de ameijoa, foi desclassificada para Classe C, restando apenas a zona Olhão 5, talvez a mais pequena delas todas.
A nova desclassificação levou-nos a fazer um resumo ou historial, como lhe queiram chamar, das analises ao longo do ano, sendo que as ultimas publicadas são relativas ao mês de Outubro. Este historial mostra-nos alguma curiosidades e só vem comprovar que querem mesmo acabar com a produção de ameijoa.
Assim em todo o ano, a zona Olhão 1 não apresenta uma unica analise que justifique a classificação de Classe C, e mais, o facto de em dez meses terem feito apenas quatro analises mostra a má vontade de lhe dar aquela classificação.
A zona Olhão 2, pelos resultados apresentados e constantes da imagem acima, não apresenta uma unica analise que determine a desclassificação para Classe C. É só mais uma a acrescentar ao rol das desclassificações!
Olhão 3 de facto apresenta no mês de Fevereiro um resultado superior a 46000 ecoli mas em Outubro passado apresentava um resultado que daria para ser classificado como sendo de Classe B. Dos dez meses apenas dois foram analisados, pelo que vai ter de esperar três anos para ser reavaliado.
Olhão 4 apresenta um resultado superior a 4600 ecoli mas nem assim se justifica a recente desclassificação já que a legislação prevê que no caso de 90% dos resultados estarem contidos dentro daqueles limites e nenhum exceder os 46.000. Só a ditadura do IPMA, politica diga-se, justificam tal desclassificação.
Olhão 5 também apresenta um resultado superior aos 4600 ecoli, com 16.000 no mês de Agosto mas não sofreu qualquer desclassificação nem tinha que sofrer, mas vem mostrar a dualidade de critérios das decisões, mais politicas do que técnicas, do IPMA.
O grande problema é que os viveiristas estão muito divididos e assim não conseguem lutar e muito menos vencer as determinações, e que ninguem tenha duvidas de que são politicas. Os interesses instalados têm mais poder que os viveiristas.
Recordo aqui, a manifestação de Novembro de 2013 quando toda a Ria Formosa foi desclassificada, pelo IPMA, por falta de analises que eram da sua responsabilidade. Nessa altura o presidente da câmara dizia ter quinhentos mil euros para resolver o problema dos esgotos directos, enquanto agora diz serem milhões. Lembro-me do presidente dizer que estava ao lado dos viveiristas mas agora está calado quando o maior foco de poluição, no momento, são os esgotos directos, uma responsabilidade da autarquia.
O presidente da câmara deve andar a comer muito queijo do camarada Coelhone. Agora que tem quase toda a area de produção de Olhão classificada como Classe C fica calado. Diga lá outra vez que a Ria Formosa é a Auto Europa da região?
Com esta canalha no Poder jamais os viveiristas terão paz, paz que só obterão se se unirem, organizarem e lutar contra tirania e prepotência de um Poder podre.
Ousar lutar para ousar vencer. Organizem-se e lutem! 
  

Sem comentários: