sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

OLHÃO: ESTÃO MEXENDO NO MEU BOLSO!

 

Como se pode ver pela imagem acima, o município de Olhão comprou dois camiões no final do ano passado, para os colocar ao serviço dos bombeiros, uma compra com retoma de outras duas viaturas.
A retoma ficou-se pelos dois mil euros e o custo dos camiões foi de 74.900,00 euros acrescidos de IVA.
Passado pouco mais de um ano, a câmara municipal de Olhão, presidida pelo nosso amigo Pina, opta por proceder ao aluguer de uma retroescavadora e de um camião de caixa aberta, pela quantia de 52.845,53 mais IVA, com o contrato a terminar no final do ano, portanto um mês, sem operador ou motorista, para proceder à requalificação de espaços públicos, como se pode ver no contrato seguinte.
A requalificação dos espaços públicos corresponde a uma necessidade praticamente permanente ao longo dos anos, pelo que a autarquia deveria ter um parque de maquinas capazes de proceder a essa intervenções.
Pior ainda, quando comparados os dois contratos verificamos que por um lado se compram dois camiões e o aluguer agora publicitado custa quase tanto quanto aquele, o que não nos surpreende porque a empresa contratada tem antecedentes semelhantes com a autarquia. Entre os alugueres celebrados entre as duas partes, dava à vontade para a compra da retroescavadora e do camião. Já estavam pagos a esta hora.
Aliás diga-se que os sócios da empresa contratada, são os mesmos de uma outra que também tem contratos com a autarquia, um acto susceptivel de configurar a prática de crime, por violação do Código da Contratação Publica.
Certo é que os munícipes de Olhão vão pagando e também aparando toda a espécie de golpes do nosso amigo em presidente. Até quando?
Mais palavras para quê?

3 comentários:

Anónimo disse...

Refira-se que os camiões que foram comprados para os bombeiros não foram própriamente novos, nem se conhecendo ao certo quantos milhões de km's já teriam percorrido nem, pelas mãos por que passaram desde a data do fabrico mas, por certo teriam muitos mais milhões de km's do que os camiões que foram entregues para a retoma (uma volvo f89) e, (uma volvo f10) que, apesar da idade poucos km's percorreram.
Os tanques e todo o sistema de água dos camiões antigos foram colocados nos camiões adquiridos, talvez por isso, o baixo valor da retorma, porque apenas foram retomados os chassis sem qualquer tipo de carroçaria, da mesma forma que os camiões adquiridos, foram adquiridos apenas os chassis, já que os tanques como referi eram dos camiões antigos.
Em resumo trocaram dois sachos idosos, por dois sachos mais modernos, provavelmente muito mais sachos, muito mais rodados em termos de km's e, que, não param nem vão parar de dar muito mais problemas mecânicos e outros, do que os camiões que foram para a retoma, enfim, negócios da china, uma vergonha! só existe dinheiro para comprar camiões novos para a recolha do lixo.

a.terra disse...

Meu caro comentador:
Já calculava isso que agora denuncia, mas a intenção do post não era atingir a compra das viaturas dos bombeiros.
Se atentarmos nas compras de viaturas efectuadas pela autarquia neste mandato do Pina, vemos que uma boa parte dela são usadas talvez com menos uso que as agora alugadas.
De acordo com a prática recente da autarquia e pelo valor do aluguer ela conseguiria adquirir uma camion de caixa aberta e uma retroescavadora usadas, com o beneficio de ficar dotada de equipamentos para efectuar trabalhos ao longo de anos, enquanto o aluguer é de um mês.
Tanto o negocio das viaturas dos bombeiros como este aluguer são grandes negocios do Pina!

Anónimo disse...

Mas essa empresa Cubiserviços é da esposa do Senhor Heládio com quem a Camara mantem outros negócios e onde o fiel camarada do Senhor Pina, está lá sempre com o carro do município, mas ninguém vê esta vergonha!!!!!