sábado, 12 de dezembro de 2020

OLHÃO: DESCOBERTOS OS ESGOTOS!

 Tal como haviamos dito ontem e na impossibilidade de fazer estar presente o inspetor Varatojo, fomos visitados pelo inspector Varejeira que nos acompanhou numa vistoria à rota da caca na Rua Diogo Mendonça Corte Real para descobrir onde estavam os esgotos/aguas pluviais da rua.
Foi dificil mas com o auxilio de uma lupa descortinámos a tampa do coletor e também uma da torneira da agua, debaixo do novo tapete de alcatrão, razão pela qual o pessoal da Ambiolhão não sabia do seu paradeiro, apesar dos engenheiros da autarquia terem estado presentes, munidos das respectivas plantas. 
Depois da vala aberta, no sentido nascente, uma baia protegida com a sinalização da Ambiolhão, como se pode ver na imagem
o inspector Varejenta descobriu que por debaixo do sinal estava uma tampa de colector tapada com o alcatrão, talvez para não enferrujar. Na imagem seguinte, é possivel ver o vinco da dita tampa

A partir da localização desta tampa e traçando uma linha no sentido poente até à tampa mais proxima, constatamos que o colector passa mais perto do passeio do lado esquerdo, no sentido nascente/poente, o que quer dizer que vão ter de partir mais um bocado de alcatrão.
Mas será conveniente que não se esqueçam de destapar a tampa da torneira da agua, não vá haver um rotura e depois ninguem saber onde ela está. Embora não esteja muito nitida na imagem seguinte, com um pouco de boa vontade, descobrem-na.

Assim e des já queremos agradecer ao inspector a sua preciosa colaboração sem a qual não seria descoberto a localização do colector. Um serviço publico e gratuito!
Não podemos nem devemos, no entanto, chamar a atenção para a falta ou deficiência no acompanhamento e fiscalização da obra, que sendo publica e feita à custa do sacrificio dos municipes merecia ser mais cuidada.
Não significa isto atirar as responsabilidades para cima dos tecnicos que estiveram lá. A dona da obra é a Câmara Municipal de Olhão e não a Ambiolhão pelo que o tal acompanhamento e fiscalização compete à autarquia. Até porque estamos em crer que os tecnicos da Ambiolhão preferiam ver uma obra mais profunda, que contemplasse a criação das redes separativas de esgotos domesticos e de aguas pluviais, porque aquilo que ali está, é para alimentar os peixinhos, contaminar com ecoli e desclassificar as zonas de produção de bivalves.
Vá lá amigo Pina, não desvalorize os seus tecnicos, deixe-os trabalhar não lhes impondo politicas de merda! Ganhe votos sem prejuizo para os municipes!

Sem comentários: