domingo, 24 de janeiro de 2021

OLHÃO COM AGUA IMPRÓPRIA PARA CONSUMO?

 

Um indigena que foi deputado municipal pelo partido no poder autárquico, e que pelos vistos tenta regressar às lides, vem tentar desmentir o que foi dito por nós a respeito da qualidade da agua que bebemos.
Quando denunciámos a contaminação da agua, ainda a empresa municipal, a Ambiolhão, não tinha publicado as analises ao terceiro trimestre de 2020, sendo que o quarto só deve ser publicado no próximo mês. 
O escriba de serviço apresentou como argumento o relatório da Aguas do Algarve, que tal como a Ambiolhão, ainda só apresenta o terceiro trimestre.
Acontece que, de acordo com o relatorio da Aguas do Algarve a agua fornecida ao municipio é de qualidade, pelo que qualquer foco de contaminação surge  nas condutas publicas ou prediais, melhor dizendo, que a justificação com as condutas prediais não tem qualquer cabimento.
A verdade é que, tal como se pode ver na imagem, vemos mais um trimestre com a presença de coliformes na agua para consumo humano.
Creio que qualquer pessoa saberá que as condutas prediais estão separadas dos esgotos, são estanques e a pressão dentro delas não permitiria a entrada do quer que fosse, logo a haver alguma contaminação é na rede publica, devido ao seu estado de degradação.
A preocupação em desmentir o indesmentivel, porque é a própria empresa municipal a confirmar a contaminação da agua, é revelador do receio que os nossos responsaveis politicos têm perante a denuncia mas também da forma leviana com que encaram o problema.
Dizer-se que se trata de actos pontuais, quando todos os trimestres se repete, põe em causa até a quantidade de analises realizadas até porque não são apresentadas as analises laboratoriais mas antes um resumo feito pela empresa municipal, a qual pode estar a dizer a verdade mas também pode estar a omitir alguns resultados menos favoraveis, para que a entidade reguladora não mande suspender o fornecimento de agua por falta de qualidade em termos de segurança para o consumidor.
E para que não fiquem duvidas, até mesmo pelos resultados apresentados, pode ver-se, na coluna do valor paramétrico, que a tolerância aos coliformes é ZERO!
Cabe aos nossos leitores ver quem está a mentir, podendo por isso estar a pôr em causa a saúde publica.

1 comentário:

Anónimo disse...

Acaso com dezenas de infectados entre utentes e funcionarios segundo fonte proxima so na unidade de media duracao sao cerca de duas dezenas. Mais outros tantos na zona dos deficientes e no lar era bom o pina fazer relatorios diarios para ver se esta malta ganha receio sabendo os numeros reais