terça-feira, 19 de janeiro de 2021

OLHÃO: AGUA PARA CONSUMO HUMANO, COM BATCÉRIAS COLIFORMES!

 A 16 de Dezembro chamávamos a atenção para o facto da Entidade Reguladora de Aguas e Residuos (ERSAR) classificar a agua do concelho de Olhão não ser segura, como se pode ver em https://olhaolivre.blogspot.com/2020/12/olhao-qualidade-da-agua-para-consumo.html . 
Nas redes sociais, os apaniguados avençados ou não, logo se apressaram a tentar desmentir, alegando percentagens que hoje merecem ser postas em causa.
Isto porque é suposto que as condutas, publicas e prediais, sejam estanques não permitindo infiltrações inconvenientes; mesmo que houvesse alguma rotura, a pressão interior nas condutas é maior que no exterior pelo que muito dificilmente poderia surgir a contaminação detectada.
No passado, a Ambiolhão expunha os resultados analiticos da agua feitos pelo laboratório contratado para o efeito, mas abandonou essa prática por alguma razão, que na nossa opinião mui duvidosa.
Os resultados analiticos apresentados reflectem um resumo trimestral e são apresentados pela empresa municipal que não tem capacidade para fazer as analises, o quanto baste para duvidar daquilo que nos querem impigir.
Mas vamos aos resultados em http://www.ambiolhao.pt/site/index.php/ambiente/documentos . A partir do ultimo trimestre de 2018, passou a verificar-se a contaminação da agua por bactérias coliformes, bactérias essas que provêm dos intestinos de animais de sangue quente, como os humanos. Estamos a beber agua suja com as nossas fezes?
Curiosamente, só uma analise por trimestre detecta a contaminação bacteriana. Verdade ou mentira? Levanta-se a duvida já que para que tal acontecesse, era necessária a conjugação de uma rotura nas condutas de agua e esgotos, uma conveniente coincidência, repetida por varios trimestres.
Sendo altamente improvavel tal conjugação, também se pode admitir a intrusão na rede de agua dos furos de captação, sem qualquer tratamento, o que não ajudaria a baixar a factura da Aguas do Algarve.
Mais, a simples coincidência de só haver uma analise, e são feitas cerca de dez por mês, detectar a contaminação bacteriana, faz comos resultados em termos percentuais, se situe nos 97%, o grande argumento apresentado pelos consultores da Ambiolhão. Eles sabiam bem oque haviam feito e como se desculpar. Só que uma vez de três em três meses de intrusão na agua, de bacterias coliformes  é o suficiente par se criar um problema de saude publica.
Convem também lembrar que os operadores dos Mercados não podem lavar o peixe com agua do mar por estar contaminada como mesmo tipo de bacterias que agora nos oferecem na torneira. E como fica o peixe e demais comida lavada com a agua da torneira?
Um ultimo reparo, é que a tal conveniente coincidência, como eles dizem de pontual, mostrabem do estado de degradação das redes de agua e saneamento.
Bebam eles a merda que nos vendem ao preço dos olhos da cara!
Não gostam da forma como nos pronunciamos mas quem assim procede não merce outro tratamento!

Sem comentários: