sábado, 16 de janeiro de 2021

OLHÃO: A MENTIRA TEM PERNA CURTA!

 Quando começou a repavimentação da Rua Diogo Mendonça Corte Real, anunciava-se que a obra duraria cerca de 5 dias, mas está quase nos dois meses e continua tudo na mesma para não dizer pior. Pelo menos os transtornos na circulação automovel são evidentes.
Naquela altura fizeram deslocar ao sitio os técnicos da Ambiolhão numa tentativa de salvaguardar as tampas dos colectores, nunca estando presente a ideia de resolução do problema do saneamento. Deitaram o alcatrão e ainda sobrou algum, que enche a cabeça do presidente da câmara mas nada de saneamento, até que partiram o esgoto de uma casa. Azar!
Vai daí e a Ambiolhão faz um comunicado a dizer que haviam cinco ligações "clandestinas", mas agora ficou-se a saber que afinal eram seis. Mas está eu perdoo já que o esgoto estava debaixo de terra, tapado há mais de cinquenta anos porque a câmara municipal nunca se deu ao trabalho de fazer uma caixa de superficie. A seguir vem a nova caixa:
Já o dissemos por diversas vezes que naquela rua só há um colector e a melhor prova é a vala aberta de um lado da rua ao outro. Não há enganos, mas se os houvesse, então como ligar os esgotos às ruas transversais?

Curiosamente a 12 de Dezembro publicávamos uma imagem da tampa de um colector tapada com o alcatrão que toda a gente ligada à empresa municipal e à autarquia fez questão de ignorar mas que fazemos questão de republicar a seguir

Apesar das evidências ignoradas, ante-ontem e sem querer puseram a descoberto a tampa, em cimento, mas ontem substituída por uma nova, agora em ferro fundido

No local, podemos constatar, anteontem, o barulho da agua a correr, num dia em que não choveu. E se corria certamente seria esgotos doméstico ou agua de nascente que de chuva não era, certamente!
Mas mesmo assim, os esgotos domésticos da rua não vão ligar ali mas a um outro colector na rua transversal, mais uma tentativa para dizer que aquilo é de aguas pluviais e nós como meninos de coro, acreditamos piamente nas mentiras que nos dizem|
Certo é que o custo desta obra já deve ser superior ao tapete de alcatrão, mas isso também não é problema que os otários municipes pagam tudo!
Resta-nos a esperança de que a cumplicidade do Pina com o Apolinário permita o acesso ao pote dos fundos comunitários, 1,2 mil milhões de euros que vêm para a região nos próximos dez anos, e que permita acabar de vez com as descargas de aguas residuais na Ria Formosa. Pelo menos, o Apolinário diz que aqueles dinheiros servem para apoiar os projectos das autarquias, como se pode ler em https://regiao-sul.pt/2021/01/15/economia/ccdr-quer-injetar-1-2-mil-milhoes-de-euros-de-fundos-europeus-na-economia-algarvia-na-proxima-decada/526189 . Vamos ver qual vai ser a nova desculpa porque por falta de dinheiro não será!

Sem comentários: