sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

OLHÃO E A MENTIRA DOS MERCADOS

1 - Como se pode ler em http://olhaolivre.blogspot.com/2020/12/olhao-mais-uma-pedrada-nos-mercados.html, no passado dia 23 de Dezembro, dávamos a noticia de que o mercado do terrado iria ser suspenso sem se saber quando seria reposto, e nessa altura nenhuma alminha dita socialista se pronunciou.
Na altura nenhum dos produtores tinha a indicação de uma alternativa para continuar a exercer a actividade tradicional.
2 - Há uma semana atrás noticiávamos o fim do mercado de rua, tendo-se gerado nas redes sociais, uma enorme onda de protesto por não haver qualquer alternativa.
3 - Para que um mercado funcione tem de haver vendedor (produtor) e comprador (consumidor), pelo que tanto uns como outros deveriam ter sido avisados de onde, quando e como se iria realizar o mercado de terrado.
4 - Na assembleia municipal do fim de Dezembro, o líder concelhio do PAN, questionou o presidente da câmara sobre o fim dos mercados tendo este respondido que não senhor, tal não aconteceria.
5 - Quando a câmara se decidiu por fazer obras no lado sul dos mercados, deveria desde logo ter pensado numa alternativa para a transferência temporária daquele mercado, mas não o fez.
6 - Nem mesmo quando já tinha o projecto de intervenção o fez, deixando para mais tarde.
7 - Até que no ultimo sábado, foram os produtores a avisar os consumidores de que amanhã não haveria mercado de rua, porque não tinham indicação de que fosse oferecida qualquer alternativa.
8 - Na sessão de câmara desta semana, o vereador eleito pelo PSD questionou o presidente da câmara sobre a falta de alternativa ao que este respondeu que já tinha o lugar junto ao Parque do Levante.
9 - Porque vivemos em democracia, entendemos que tanto o líder do PAN como o vereador do PSD têm o direito a ter a sua própria visão da politica, da qual discordamos abertamente. É que ao proceder como o fizeram, sem qualquer critica pela ausência de uma tomada de posição publica por parte da autarquia e da empresa municipal que gere os mercados, de não apresentar uma alternativa de forma atempada a que os produtores pudessem avisar os consumidores, colocaram-se, sem querer, na pele de porta vozes da pandilha que governa o concelho. 
10 - Ontem, na pagina do Município nas redes sociais, lá surgiu o comunicado de que o mercado passaria para o Parque do Levante.
11- Foi a forte pressão da contestação pela falta do mercado que levou os senhores que exercem a encontrar a alternativa, o que mostra que se as pessoas se juntarem e lutarem obtêm vitórias.
12 - Pelo meio ficam os vaidosos e presunçosos que tentaram dizer que se tratava de noticias falsas, quando a realidade é bem diferente daquilo que agora apresentam.
13 - Ainda esta manhã, em contacto com um produtor, me foi dito que não tinha sido avisado da alternativa nem em que moldes iria funcionar o temporário mercado.
14 - Para aqueles que se dão por satisfeitos com uma publicação nas redes sociais que não chega a toda a gente, lembramos que se o mercado não tiver clientes, os produtores acabam por desistir de comparecer.
15 - Também devemos dizer que foram propostas e não aceites outras alternativas, mais próximas dos Mercados, para que quem fosse ao mercado de terrado pudesse também abastecer-se nos Mercados. Assim, o grande beneficiário vai ser a grande superfície junto ao parque do Levante, provocando mais um enorme ajuntamento nas filas de acesso.
16 - Fica-nos ainda a duvida quanto à real capacidade da empresa municipal que gere os Mercados para deslocar o pessoal e montar o esquema que vem utilizando no terrado para cumprir com as regras da pandemia.
17 - A verdade é que nunca, a Câmara Municipal, pensou em arranjar qualquer alternativa e só a arranjou pela pressão das pessoas!  Tudo o mais é mentira do poder autárquico!

Sem comentários: