terça-feira, 30 de março de 2021

MONCARAPACHO/ FUZETA: PROSSEGUE A GUERRA ENTRE AUTARQUIAS

 Desde que a agregação de Juntas de Moncarapacho/Fuzeta pediu mais dinheiro à Câmara Municipal de Olhão para manter os serviços de limpeza urbana e jardinagem  que se tem verificado uma guerra entre as duas entidades, com prejuizos obvios para as populações. 
Ainda que não nos caiba arvorarmos-nos em defensores da Junta, a verdade é que a ideia da câmara é mesmo a de diminuir a imagem do presidente da Junta, mesmo que isso se reflicta na qualidade do serviço prestado.
Entre Novembro e Dezembro, tambem não se percebe bem porquê, a câmara contratou dez pessoas para o serviço de limpeza urbana, desmatação e jardinagem, como se pode ver no portal Base do Governo em https://www.base.gov.pt/Base4/pt/pesquisa/?type=contratos&adjudicanteid=610 .
Estes trabalhadores têm um vinculo precário apesar de os postos de trabalho serem efectivos, remunerados com um salario miseravel de 9.000 euros anuais, sobre os quais vão ter de pagar os respectivos descontos para a Segurança Social. Os contratos, deve referir-se, têm a duração de dez meses!
Mas como a qualidade do serviço não corresponde à satisfação das necessidades da população de ambas as vilas, a câmara, procedeu a mais uma contratação, abrindo os cordões à bolsa, desta vez por 65.000 euros mais IVA, quase oitenta mil euros no total, como se pode ver na imagem que se segue

Este contrato tem a sua duração até ao final do corrente ano e foi nomeado gestor do procedimento o Rambo do Sultão, Sergio Viana.
No conjunto destes contratos, a câmara despende cerca de cento e setenta mil euros, mas não é de capaz de os dar à Junta para fazer o serviço.
Curioso é verificar que temos duas formas de encarar a gestão ambiental no concelho. Por um lado criou-se uma empresa municipal de ambiente que trata, para alem dos assuntos da limpeza urbana e da agua e esgotos, trata dos espaços verdes nas demais freguesias do concelho mas que em relação a Moncarapacho e Fuzeta é a câmara quem se chega à frente, arcando com os custos que seriam da Ambiolhão.
Será que o protocolo estabelecido entre a câmara e a empresa municipal apenas abrange as freguesias em que o partido no poder, é o mesmo da câmara? Pelos vistos, sim!
E assim, a câmara declara guerra a uma Junta apenas porque tem uma outra forma de pensar e agir. E dizem estes gajos que são socialistas!

3 comentários:

Anónimo disse...

Grande negocio que o Sr. Edmundo ganhou, antigamente não tinha onde cair morto agora até uma empresa já tem, o Pina faz milagres com o anjo Viana!!!!

Anónimo disse...

Vejam que hoje dia 30/03 foi feito mais uma adjudicação mas em nome do Sr. Edmundo, porque será e não da empresa, pela Camara Municipal no valor de 19.998,30 € para desmatação na união de freguesias Moncarapacho e Fuseta. Saiu-lhe a sorte grande!!!!!

Anónimo disse...

O Carlos até tinha alguma razão mas no meu ver perdeu deixou de fazer aquilo para que tinha sido eleito não abandonava o serviço que dava a população as contas da junta eram boas a diferença do que gastava e recebia um dia tinha para atirar ou outro agora anda ai sem ter trabalhos para o pessoal.