sexta-feira, 19 de março de 2021

OLHÃO: ESTUDOS PARA CONTINUAR TUDO NA MESMA

 Nos ultimos dias, a cidade foi confrontada com algumas roturas bem significativas, para não se falar naquelas de menor dimensão mas de muita frequência, algo que vimos denunciando há anos mas que os nossos responsaveis autárquicos fazem questão de ignorar.
Sob a batuta de António Pina à frente da AMAL é aprovado o Plano de Recuperação e Resiliência que destina alguns milhões para a eficiência hidrica, algo que o artista em causa pretende aproveitar, não para resolver o problema mas para o minorar.
Assim, no dia 16 fez publicar o contrato para a Elaboração de Projecto de Execução de Medidas de Redução de Perdas do Sistema de Abastecimento de Agua (SAA) do Concelho de Olhão, conforme a imagem seguinte:

A maior parte da rede de SAA tem mais de setenta anos, está podre e a necessitar de renovação. É certo que não é obra para um ano ou mesmo um mandato. Não é menos certo que as perdas ou fugas de agua se devem ao mau estado da rede.
Por outro lado, fazer um estudo não é ainda executar as emanações que ele contiver. No entanto parece que a motivação da decisão se prende mais com o facto do PRR apontar para a eficiência hidrica do que para a satisfação da necessidade da população. Ainda assim, mais vale tarde do que nunca.
Por outro lado, mas dentro da mesma perspectiva, um outro contrato publicado no dia 18, vai de encontro àquilo que já denunciámos mas sempre omitida, o estado dos reservatórios de agua, os chamados depósitos. Este contrato visa a Elaboração de estudo, projecto de execução e processo de concurso para a empreitada "Reabilitação, reforço e ampliação de estruturas - reservatórios da Zona Baixa e Zona Alta de Olhão e Pechão".
Com IVA, estes dois contratos custam cerca de cento e trinta mil euros pelo que esperamos que deem alguns frutos.
Para quem acompanha estas questões sabe que os três reservatórios apresentam fissuras e manchas de humidade que evidenciam perdas de agua. E nem as intervenções feitas deram uma resposta cabal como até as pinturas feitas para disfarçar conseguem o efeito a que se destinavam. Qualquer destes reservatórios já tem idade suficiente para ser reformado. Será desta?
Em ano de eleições autárquicas, o Pina não vai deixar de aproveitar a oportunidade para fazer a propaganda e promessa para obra futura como tem sido seu habito muitas vezes incumprido.
Certo é que nos próximos tempos e apesar dos estudos vai continuar tudo na mesma, bastando para isso que os eleitores continuem a acreditar no pai natal. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Contratos e mais contratos, haja dinheiro para tanto!!!!