quinta-feira, 18 de março de 2021

OLHÃO: DESINVESTIMENTO COM GRAVES CUSTOS NA AGUA

 Na noite passada houve uma grande rotura na principal conduta de fornecimento de agua à cidade, registada em imagem por José Pimenta, para que as pessoas vejam como são mal tratadas as infraestruturas da cidade em https://www.facebook.com/jose.m.pimenta/videos/10224451846624361/.
Quando as roturas surgem de forma sistemática em determinados sitios, não se trata de um mero acidente mas antes é o fruto do desinvestimento feito na conservação de uma rede degradada pelo tempo, com mais de setenta anos, a pedir a sua renovação. 
Naquela zona, nos ultimos anos, vimos que uma valvula deu o berro e a agua que se perdeu, ameaçou invadir as casas dos moradores do Bairro 8 de Outubro; no ano passado, um carro quase foi engolido por uma rotura; agora temos nova rotura com a perda de agua que as imagens documentam.  
De há muito que vimos denunciando a falta de investimento e de renovação das infraestruturas de agua e saneamento, mas como ficam debaixo do solo e não dá para exibir, a câmara municipal presidida por António Pina não se resolve. 
Claro que quem vai pagar a factura da agua perdida, por falta de investimento negligente da autarquia, é o consumidor.
Num momento em que o presidente da câmara anuncia investimentos de milhões em obras futuras, com promessas eleitorais muitas das vezes incumpridas, é a altura para ser questionado sobre as prioridades do municipio. É que uma coisa são as prioridades pessoais dele e outras são as prioridades dos municipes. As infraestruturas são essenciais em qualquer cidade que se queira moderna e evoluida; a falta delas é propria do terceiro mundo, bastando as descargas de caca no topo norte do porto de pesca, junto ao cais T ou no porto de recreio. Que o presidente queira chafurdar na merda, ainda vá que não vá; que ele prefira as roturas a uma distribuição de agua eficiente, não espanta, embora entre em contradição com a aposta no PRR no que diz respeito ao combate às perdas de agua nas redes urbanas como se por ler no site da Ambiolhão em http://www.ambiolhao.pt/site/index.php/ambiolhao-inicio/publicacoes/publicacoes-noticias/item/498-algarve-tera-200-milhoes-de-euros-para-aumento-da-eficiencia-hidrica .
Que rica eficiência hidrica esta em Olhão! 

Sem comentários: