sábado, 27 de março de 2021

OLHÃO: A CALENDARIZAÇÃO OPORTUNISTA DAS OBRAS

 O presidente da câmara municipal de Olhão tem bons mestres na arte da propaganda e como calendarizar as suas intervenções, não de acordo com as necessidades do municipio mas de acordo com a sua agenda eleitoral.
A formula é simples e foi usada a outro nivel e ele aprendeu de pressa e bem a fazer as cativações, ou seja, faz integrar as verbas necessárias nos orçamentos mas não as utiliza logo, reservando-as para o ano de eleições.
Foi assim com o projecto de construção a custos controlados, que foi encomendado em Novembro de 2018, com um prazo de sessenta dias, acrescidos de outras funções que o prolongavam por três anos. Por outras palavras, o projecto de arquitetura há muito que foi aprovado, no inicio de 2019.

Obviamente que a obra teria de ser submetida a concurso publico e que tal leva o seu tempo mas nada que justifique cerca de dois anos para o submeter ao respectivo procedimento.
Aliás, premeditadamente faz-se constar a duração do contrato por três anos ou seja parase manter valido até 2021, ano de eleições autarquicas. Curioso, só!
O concurso acabou por ditar como vencedor o Grupo Lena de má memória, mas ainda assim o contrato viria a ser assinado a 10 de Outubro de 2020, conforme imagem que reproduzimos a seguir

 Com contrato assinado e dada a carência habitacional da cidade. era expectavel que se desse de imediato o inico das obras, que foram proteladas por alguns meses  por forma a coincidirem com a pré campanha eleitoral e que levou à afixação do cartaz, não no local da obra mas perto, num local de maior visibilidade.
Diga-se também que o dinheiro para este tipo de intervenções vem na sua maioria do IHRU, que subsidia  as autarquias no que concerne a este tipo de construções.
Desde a utilização de cativações, ao planeamento da obra, tudo em obediência ao calendario eleitoral.  Bem podem vir os culambistas do costume procurar justificar as intervenções do presidente, mas devem lembrar-se que existem documentos que fazem cair por terra aquilo que dizem. E como perceberão, foi preciso pesquisar ao longo dos ultimos anos para os encontrar. Dessa pesquisa não se encontra o projecto do novo quartel dos bombeiros ou do canil-gatil.
Não importa, fica a promessa para a proxima campanha eleitoral, daqui a quatro anos!    

Sem comentários: