quarta-feira, 3 de março de 2021

OLHÃO: "APOIOS" SÓ PARA ALGUNS!

 

A pandemia atinge todos os sectores da população, mas de forma desigual e por isso a distribuição dos apoios devia ter em conta as carências de cada um deles. Não é essa a posição do município, apontando apoios apenas ao sector empresarial, com o qual concordamos, só pecando por pouco, mas deixando a restante população sem qualquer apoio, mesmo sabendo que a quebra de rendimentos atingiu todos.
Isto partindo do principio que são apoios mas também não é essa a nossa leitura. É que os empresarios foram impedidos de trabalhar por decisões politicas e não por opção, logo a partir do momento em que foram impedidos tudo quanto fossem taxas, taxinhas e taxões deveriam ser, simplesmente suspensas, até porque no anterior, também estiveram meses sem poder trabalhar e nada lhes foi dado.
Pretender dizer-se que a suspensão de taxas de ocupação de espaço publico durante todo o ano de 2021, é um apoio, parece-nos completamente errado; os estabelecimentos não podem ter esplanadas ou outras formas de ocupação do espaço publico e se não o podem fazer como justificar o pagamento de algo que não lhes é permitido?
Bem sabemos que as licenças de ocupação do espaço publico embora o pagamento das respectivas taxas seja faseado, pelo que desde o inicio do ano que deviam estar suspensas. Mas uma coisa é suspender as licenças e a taxas e outra é vir apresenta-las como sendo um apoio.
Estamos a escassos sete meses de eleições autárquicas e sente-se a necessidade do poder local apresentar uma imagem mais próxima das pessoas, quando na realidade, os "apoios" somente se destinam a uma parte, minoritária, da população. 
Com a pandemia a atingir agregados familiares, directa ou indirectamente, porque o confinamento atinge os seus rendimentos, com os reformados a ajudarem filhos e netos, e verem assim o rendimento per capita do agregado reduzido, não se vê um unico apoio a quem passa dificuldades. Não é a propaganda do regime que lhes dá de comer  sendo necessário mais do que isso, abolindo o pagamento das taxas de disponibilidade, que não têm razão de existir, na factura da agua, por exemplo!
Gerir uma pandemia para dividendos eleitorais, é baixa politica!

Sem comentários: