domingo, 19 de setembro de 2021

FUZETA: DEZ MILHÕES DE ENGODO!

 Com papas e bolos se enganam os tolos, assim pensa o recandidato à presidência da câmara municipal de Olhão, António Pina. O cacique local ordena que os serviços propagandisticos do seu partido (não tem nada a ver com a autarquia) elabore um comunicado anunciando que pretende gastar na Fuzeta dez milhões. Talvez quisesse dizer dez milhões de razões para não votarem nele!


Depois de anos a fio sem investir um cêntimo na Vila da Fuzeta, depois de dizer que não tem dinheiro para resolver o problema dos esgotos directos para a Ria, depois de não comprar ferrametas para as oficinas da autarquia, eis que aparece dinheiro a rodos. Não há duvidas de que as campanhas eleitorais permitem toda a espécie de aldrabices para enganarem os eleitores!
Tal como Olhão, a Fuzeta foi um importante centro piscatório, tanto no tempo da pesca do bacalhau comomais recente com a frota de Marrocos. A ligação entre a sede do concelho e a sua freguesia levaram a que a lota de Olhão chegasse a ter o titulo de maior centro de vendas de pescado. Tal facto dava força e um peso institucional que caiu com o fim da pesca em Marrocos.
Enquanto a pesca perdia força, os patos bravos, sem qualquer respeito pelo património edificado, cercaram o centro histórico por um autentico muro de betão; promoveram a gentrificação da Vila para nela introduzirem o elemento estranho, o que fez disparar o preço das rendas e das casas, sem que a autarquia tivesse qualquer preocupação com os residentes que hoje vivem da pequena pesca.
O Pina desconhece a história da Fuzeta e das suas gentes, A destruição nocturna daquilo que os trabalhadores do caminho de ferro construiam de dia, para protegerm os olhos de agua; a resistência dos pescadores à requisição selvátiva para a pesca do bacalhau e que levou ao cerco da Vila; a deslocação das mulheres que vinham a pé para trabalhar nas fabricas em Olhão; um Povo de luta! O Pina só faz aquilo que o Povo da Fuzeta permite porque se um dia acordarem e se lembrarem dos seus antepassados, nem o deixam pisar o solo da Vila.
Com o comunicado distribuido, o Pina apela aos sentimentos das pessoas como forma de os enganar. O campo de futebol, agora prometido para nãocumprir, consta do Plano Director Municipal de 1995 e só a traição dita socialista não o construiu.
Trocar o actual parque de campismo para no seu lugar permitir a privados a construção de um chamado eco-resort, terá impactos negativos que não foram tidos em conta porque o Povo da Fuzeta não foi ouvido. Desde logo, o desmantelamento das casas de apetrechos de pesca e bem assim dos bares junto ao parque e que constituiam o ponto de encontro e de distração das pessoas. Também não foi pensado no ruido dos barcos quando saem para se fazer à pesca, especialmente quando saem de noite porque estão condicionados pleas marés devido ao mau estado da barra, o que vai colidir com o sossego dos clientes do dito eco-resort. Ou será que as embarcações de pesca também vão mudar de lugar de amarração? Será que o espelho de agua de toda a frente ribeirinha vai ser virada para o turismo? E as pessoas?
Para a construção do novo parque de campismo, para o qual já está em elaboração o respectivo projecto, serão expropriados, ou melhor dizendo roubados, os terrenos de bastantes proprietários, porque não houve o cuidado de proceder a uma prévia negociação séria, escondendo das pessoas as reais intenções da autarquia, pagar-lhes o menos possivel!
O Pina devia antes do mais na situação de empregabilidade como forma de fixar os jovens e menos jovens, criando areas empresariais para a instalação de industrias, comercio e serviços. A criação de uma area empresarial teria menos custos e mais utilidade para os residentes na Fuzeta, e são esses que votam.
A construção de um parque de estacionamento tão longe do centro da Vila não vai resolver o problema de estacionamento da Fuzeta, a não ser que já esteja no pensamento do Pina, condiciona-lo e ordenar que a policia municipal, no futuro, passe mais umas multas. Isto é que dá colocar a razão da força á frente da força da razão! Uma pequena ditadura!
Obviamente que aqueles que têm o conhecimento prévio do que o Plano de Urbanização da Fuzeta permite, compram por tuta e meia os terrenos que não tinham valor, ou um valor diminuto, para depis nele construirem e ganharem fortunas. Todos os negócios foram previamente tratados começando pela superficie comercial ali prevista.
Dez milhões de engodo, dez milhões de mentiras, dez milhões para enganar um Povo. 
Quem assim procede merece a confiança doPovo da Fuzeta? De hoje a oito dias, têm a oportunidade de travar ou continuar com esta bagunça!

1 comentário:

Anónimo disse...

Então e Moncarapacho não tem direito a nada, com tantos milhões, a sra vereadora que vive na freguesia e demais compinchas do presidente não dizem nada, ou será um aeroporto no cerro, para além da promessa das piscinas!!!!