domingo, 19 de setembro de 2021

OLHÃO: DESCULPAS DE MAU FARSANTE

 Sabemos que um municipe questionou o presidente da câmara municipal de Olhão a propósito do estado do parque da Urbanização Custódia Mendes o que levou a que o dito presidente logo se apressasse a dar uma desculpa, que poderá enganar alguns mas não todos.
Alega o presidente que a empresa Condesp teria dificuldades de financiamento para executar a obra o que teria levado a atrasos. Um contrato que depois do acto de consignação teria avalidade de 210 dias, ou seja que deveria estar concluida em Abril de 2021.
Curiosamente, para o parque da Urbanização Maria Teresa Viegas também foi celebrado um contrato em Outubro de 2020 e que após a consignação teria de estar concluido em Março de 2021, caso a consignação tivesse sidofeita no prazo de lei, trinta dias. Mas no dia da cidade, 16 de Junho também não estava concluido.
Esqueceu-se o Pina a dizer dos impactos da pandemia neste sector e que muitos atrasos terá provocado, de entre os quais, os agora citados. Mais depressa pela pandemia do que por dificulades financeiras.
Como se sabe, todos as empresas que prestam serviços ao aparelho de estado, incluindo as autarquias, estão obrigadas a apresentar declarações em como não têm dividas para com a segurança social ou finanças. Normalmente, uma empresa que atravessa dificuldades financeiras, as primeiras entidades a quem ficam a dever, é à segurança social. Vejamos então onde estão as dificulades financeiras apregoadas peloPina.
De acordo com a imagem acima, a Condesp continuou a celebrar contratos com diversas autarquias, pelo menos de Abril até agora, o que seria impensavel se tivesse as tais dificuldades  financeiras. Do mesmo modo, como é que as autarquias contraentes conseguiam contactar a empresa e a câmara de Olhão, não?
Todos os atrasos, quando em excesso são maus, mas temos de admitir que a pandemia esteja na origem de parte do atraso, e não por falta de financiamento como se diz, até porque a empresa foi obrigada a prestar uma caução de quase vinte e cinco mil euros que os perderá pelo incumprimento, isto a fazer fé no que diz o Pina.
Diga-se ainda que algum atraso na execução da obra era bem vindo para o Pina porque isso lhe permitia mais uma  das muitas inaugurações previstas para o dia da cidade. Bastava um atraso de dois meses! Isto é o que dá fazer politicade acordo com a agenda eleitoral.
Isto mostra que até como farsante o Pina não presta. Quem pode ter confiança em alguèm assim? De hoje a oito dias têm a oportunidade de impor alguma transparência na gestão autarquica. Façam-no!

Sem comentários: