sexta-feira, 10 de setembro de 2021

OLHÃO: CÂMARA COM CONTRATOS ELEITORAIS

 Que a câmara municipal de Olhão gosta de jogar às escondidas já o sabiamos mas em periodo pré eleitoral mas celebrar certos contratos nesta fase torna-se um autentico escandalo.
Foram publicados ontem, no portal Base do governo, dois contratos, um datado de 14/06 e outro de 30/07, ou seja, no primeiro caso com três meses de atraso e no segundo com um atraso de mês e meio. Tudo para para apanhar o pessoal de surpresa com as obras.
Curiosamente são obras de repetição do que foi feito há quatro anos atrás, o que mostra bem da qualidade delas. Se a cada periodo de quatro anos, as estradas e ruas do concelho tiverem de ser repavimentadas, a maior parte do concelho não chega a ver a cor da pasta betuminosa.
Os contratos, que podem ser vistos em https://www.base.gov.pt/Base4/pt/pesquisa/?type=contratos&adjudicanteid=610 , reportam a contratação para a repavimentação das Ruas Dâmaso da Encarnação e de João Augusto Saias. A obra na Rua Dâmaso da Encarnação deveria estar concluida no final de Julho já que tinha o prazo de execução de 45 dias, mas prolongou-se para cair o mais proximo possivel das eleições. Já a obra na João Augusto Saias foi mesmo para coincidir com a campanha eleitoral já que o seu prazo de execução terminava a 30 de Setembro, quatro dias depois das eleições.
Infelizmente, trata-se apenas de repavimentação das infraestruturas viarias, porque a preocupação com os peões não é nenhuma, não se vendo obras nos passeios apesar dos inumeros buracos que apresentam. Mas enquanto vão renovando o alcatrão, as demais infraestruturas não merecem a atenção do presidente. Obviamente que não podemos omitir o estado das condutas de agua, algumas com mais de setenta anos, e que volta e meia entram em rutura; é só uma questão de aumentar a pressão! Também não podemos omitir a situação da rede separativa de saneamento, com entupimentos e os constantes despejos de aguas residuais não tratadas num ecosistema como a Ria Formosa.  Devemos lembrar aos nossos autarcas que a ocupação do espaço publico aereo émuma responsabilidade da autarquia e o que vemos são autenticos cachos de fios de electricidade ou telecomunicações.
Temos pois uma autarquia que gosta de se exibir com obras de cosmetica deixando as necessarias obras de fundo para quem vier a seguir, adiando soluções ano após ano, eleição após eleição.
Por tudo isso entendemos que está na hora de mudar de pessoas e politicas. Se pensas assim, dia 26 tens a oportunidade de contribuir que tal aconteça! 

Sem comentários: