quinta-feira, 9 de setembro de 2021

OLHÃO: MAIS UM CONTRATO PARA AUMENTAR A GENTRIFICAÇÃO

 Para além de entendermos que o fenómeno da gentrificação deve ser contido, o presidente da câmara entende o oposto, tudo apostando nisso.
Já vimos qual foi o resultado da politica de gentrificação levada a cabo noutras cidades, com consequências graves para as populações residentes e com menores recursos financeiros, razão pela qual se registaram manifestações contra essas politicas.
Compreendemos que o presidente queira ver negócios e mais negócios, e não revele a mais pequena preocupação com as pessoas, mas estamos literalmente contra. Para nós o capital mais precioso, é o capital humano e todas as politicas devem ter por base a defesa intransigente daqueles que, depois de uma vida de trabalho, não veem, não sentem que as entidades com responsabilidades tenham a mais pequena sensibilidade para os seus problemas.
A gentrificação faz subir de forma assustadora os preços das casas e por arrastamento, das rendas, tonando-se inacessivel. Por outro lado, um governo dito socialista, não revoga uma lei que todos dizem estar errada, estamos a falar da Lei Cristas, a tal que veio facilitar os despejos de pessoas com carencias economicas e não só.
As formas encontradas para promover a gentrificação passa pela chamada reabilitação urbana, com a reabilitação do espaço urbano mas facilitando aos chamados "investidores" a compra de casas por valores que os salarios e reformas deste País não permitem.
E com isso vão correndo com os olhanenses do seu habitat e mandando-os para os guetos da periferia, quandomos há! Metade das casas do concelho, são de segunda habitação de gente endinheirada que não se preocupam com a envolvência, mesmo que isso signifique fome e miséria ao seu redor.
Mas como não podia deixar de ser, para o presidente da câmara, quanto mais depressa se acelerar o processo, melhor, até porque não tem a garantia de uma maioria absoluta nas proximas eleições. Mas quer deixar uma marca para no futuro enaltecer a sua obra, uma boa merda!
Assim, celebrou mais um contrato, a escassos dias das eleições, com o ex e actual candidato à presidência da câmara de Vila Real de Santo António, para Elaboração de Unidade de Execução  na Area de Reabilitação Urbana do Levante, conforme a 1ª pagina que reproduzimos de seguida

   Quando se entrega um trabalho desta natureza, ele vai reflectir o pensamento do projectista, ou seja de alguém que não sendo de Olhão pretende impor aos olhanenses a sua de pensar a cidade, como se estivessemos em Vila Real. Olhão sempre teve e tem caracteristicas bem diferentes pelo que deveria ter uma abordagem difente. É certo que já percebeu que a visão de qualquer dos dois, é a mesma, apesar da curiosidade de um se dizer social-democrata e o outro, socialista! Nem uma coisa nem outra! São ambos promotores das formas de capitalismo mais duro e que penaliza e quem menos tem.
Outra curiosidade é que o contratado, desde Janeiro de 2019 tem cinco contratos celebrados com entidades publicas, quatro da câmara de Olhão e um da de Faro, num total de 167.800,00 euros, aos quais junta o vencimento de professor na Faculade de Economia da Universidade do Algarve. Desempregado de luxo? Apesar das altas qualidades do contratado, mal se percebe porque as outras câmara social democratas da região não lhe concedem trabalhos?
E vem este artista, que levou a autarquia à qual concorre à falência, definir regras que vão servir para expulsar os olhanenses do Levante.
Que mal fizeram a este Povo que não se revolta?
Dia 26, têm a solução nas mãos. Basta quererem!

Sem comentários: