quarta-feira, 1 de setembro de 2021

OLHÃO: URBANISMO, UM CANCRO REPLETO DE ILEGALIDADES!

 Já vem detrás o recurso a esquemas abusivos para o licenciamento de projectos que de outra forma nunca seriam aprovados e onde predominam indicios de corrupção. O urbanismo é o cancro das autarquias,mas ajuda a encher os bolsos de autarcas sem escrupulos. O urbanismo em Olhão está cheio disso!
Só que o Poder politico está protegido pelo sistema judicial que não assegura ao cidadão os meios necessarios a uma denuncia eficaz, exigindo mesmo que seja o cidadão a fazer a prova, o que no caso dos indicios de corrupção, pode virar-se contra o denunciante, enquanto os autarcas munidos do dinheiro extorquido ao cidadão sob a forma de taxas e impostos lhes assegura uma defesa eficaz, contratando a nata de advogados.
Este é o modelo de sociedade que alguns ditos democratas aproveitaram para reverter a seu favor, usando para isso a delegação de representação validada pelo voto nas urnas, mas que não lhes confere esta forma de Poder. Isto é uma viciação das regras da democracia.
Noutros países, os projectos urbanisticos assim como os planos que os permitem são submetidos a referendos locais, colocando nos locais, estruturas metalicas e owtdoors que deeem a noção da dimensão daqueles projectos. Aqui escondem tudoemesmo quando são obrigados a  fazer uma "discussão" publica, não só não lhe dão a divulgação necessaria com o fazem através de expedientes para substituir uma audição em plenário. No fundo, algo que deveria ser semelhante a uma campanha eleitoral emque se faria o contraditório, vantagens e inconvenientes da execução do projecto. Tranparência a que Pina e acólitos não estão habituados!
Mas se duvidas houvesse e para que as pessoas se apercebam melhor da enormidade das irregularidades e ou ilegalidades, aqui fica o link para o Regime Geral da Edificação Urbana, aprovado,vejam bem, em 1951 e cuja ultima alteração remonta a 2008. Aqui fica http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=1217&tabela=leis&ficha=1&pagina=1&so_miolo=  .
São centenas para não dizer milhares de irregularidades em todo o concelho, mas a maioria tem um inconveniente. É que as pessoas em regra, movem-se por interesses pessoais e se essa irregularidade os beneficia não querem ouvir falar dela e viram-se contra quem as denunciar.
O Pina aproveita esse tipo de situações para reverter o problema a seu favor, dizendo às pessoas afectadas que a culpa é dos denunciantes. Assim, se alguem quiser fazeruma denuncia deve ter o cuidado de escolher situações de segunda habitação, não residentes, para que na hora de votar, os eleitores não tenham uma reacção contrária, como já aconteceu e que penalizou uma força politica que não estava envolvida no processo.
Olhão está cheio de mestastases de um cancro urbanistico com laivos de corrupção ou de grandes favorecimentos.
Só uma mudança de politicos e de politicas pode alterar isto, razão pela qual não aconselho o voto no falso partido socialista!  

2 comentários:

Anónimo disse...

Senão vejamos a retirada de todos os assentos na Praceta Agadir.A quem
serviu esse facto?. POSSIVELMENTE a quem tem cafés naquela área.Quem beneficiou ?. Os do costume...

Rui Simeão disse...

As vezes quando, as coisas são demasiado flagrantes resulta, com testemunha, s. Veja lá se um tal Puga, meu colega de corso, que tinha os processo das vistorias fechadas em armário privativo, ( que até o pessoal da secção de obras não comentava por medo .... ) que declarava não estar ninguém nos prédios a vistoriar???? duas vezes, uma que lá não estava ninguém ... a outra que não tinha carro, ... ??? no despacho da vistoria que obrigou o requerente a pagar três vistorias , NA ULTIMA ESTAV LÁ EU, ...QUE PENSO SABER O QUE PASSAVA, que obriguei um tal mestre de pesca, que queria que o tratassem, por comandante, ???? Á CUSTA DO CARTÃO DO PARTIDO ERA VICE PRESIDENTE, apertei-os BEM, POR TELEFONE AVISANDO O E QUE IA PARA O ... IGAI, ... POS O TELEFONE COM O ARTISTA DE CIRCO, A OUVIR AS CHAMADA, EM DIRECTO SEM O MEU CONSENTIMENTO, MAS AINDA BEM. POIS CAGARAM --SE TODOS ---PARECE QUE JA HAVIA MUITAS QUEIXAS SOBRE ESSE SENHOR QUE ERA DESENHADOR?? MAS PUNHA E DISPUNHA DAS OBRAS ...ETC ETC Com ordenado de desenhador ... tinha, TOYTA DESPORTIVO DO ULTIMO MODELO. .. fora o resto que era voz corrente ... NOMEARAM UM SR. ENG MUITO DIGNO PARA ESSA MISSÃO, COM quem TIVE O PRAZER DE FAZER VÁRIAS PERITAGENS Judicias, E ERA DE UMA CORRECÇÃO TOTAL, ???? AINDA BEM QUE FOI PARA LÁ ...acabaram os atrasos proporcionados nas vistorias ... ... TIVERAM QUE LHE ACABAR COM O MONOPÓLIO DAS VISTORIAS ...mas ao que se constava continuou a fazer projectos para Câmara, ONDE ERA DESENHADOR, DOENÇA GERAL EM TODAS AS CAMARAS QUE TIVE CONTACTOS PROFISSIONAIS, ETC ETC??? que alguém lhe assinava etc etc, como era uso em todo olado, e parece continuar ... O aq que estava em TAVIRA entre outros??? que por aqui tem passado e continuam ... fazia o mesmo foi para Albufeira com quatro anos e meio de pena suspensa ...