terça-feira, 29 de setembro de 2020

ALGARVE: AS ETAR DA DESGRAÇA!

 Já fazia algum tempo que não ia visitar o site da Aguas do Algarve para saber como estavam a funcionar as nossas ETAR mas tive uma surpresa por parte de uma entidade tão transparente que até dá dó.
Pode dizer-se que estamos no fim do nono ,mês deste ano de 2020 mas as ultimas analises. se é que assim se pode chamar ao números apresentados, reportam dados de 2018. Pelo meio fica o ano de 2019 mas como o Povo algarvio está-se borrifando para estas coisas e não se importa que estraguem o ambiente no Algarve, os senhores da empresa exploradora do sistema de aguas residuais em alta, a Aguas do Algarve não as publica.
Mais, há concelhos onde mesmo nos anos apresentados, não se regista uma única analise que reporte a quantidade de contaminação fecal que é descarregada pelas ETAR da sua área. Estão nesse caso Alcoutim, Castro Marim, Lagoa e Monchique, sendo que no de Aljezur, a Carrapateira, Praia de Odeceixe ou Vale da Telha também estão nessa situação.
Então para onde vão os resíduos de caca destas ETAR? Para o mar? Quando é que deixam de conspurcar o mar? O plástico polui e a merda não?
A contaminação fecal é registada sob a designação de ecoli, e em nenhuma das ETAR são apontados os respectivos valores, resumindo-os à quantidade de analises efectuadas e destas as que estão em conformidade, na opinião deles. Ao cidadão interessado na fiscalização dos actos do Estado, e a Aguas do Algarve que integra a Aguas de Portugal, sendo uma empresa publica deveria publicar todos os valores apurados.
Limitarem-se a dizer que estão em conformidade com as licenças de descarga, é o mesmo que entregar à ARH, uma entidade tão duvidosa nesta matéria, o Poder de decidir se estão ou não em conformidade. Mas como já vimos a ARH branquear os resultados da antiga ETAR Poente de Olhão e dizer que estava tudo bem quando estava tudo mal, pode alguém de bom senso acreditar nesta entidade?
As analises têm de ser feitas com uma determinada periodicidade, têm de ser publicadas com a mesma periodicidade e nelas devem constar todos os parâmetros.
No caso da Ria Formosa e toda a costa algarvia, zona considerada como sendo sensível, estariam obrigados a declarar a quantidade de fosforo e azoto descarregado, mas esta canalha que não tem vergonha nenhuma na cara, jogando na impunidade e contando com a cumplicidade da justiça, na maior parte dos casos nada diz.
Para quem tiver duvidas pode verificar os valores apresentados em todas as ETAR do Algarve em https://www.aguasdoalgarve.pt/node/414/.
É caso para perguntar que merda de ambiente é este?

2 comentários:

Anónimo disse...

O cano ladrao dentro na doca lano canto junto a entrada ja alguns dias que leva as tardes a correr directo.

Atento disse...

Pena não haver quem investigue mais e faça queixa desses poluidores.