sexta-feira, 25 de setembro de 2020

OLHÃO: NO QUE TRANSFORMARAM A DEMOCRACIA

 No regime deposto em Abril de 74, não se podia nem pensar quanto mais falar contra a situação; quem o fizesse corria o risco de ser preso e torturado. Muitos foram os olhanenses que sofreram em defesa da liberdade e da democracia, sendo presos. No meio disto aparecem falsos lutadores, que desapareciam assim que sabiam que iam chegar comunicados para distribuir de forma discreta, como convinha, auto apelidando-se como sendo o camarada Pinov!  Há oportunistas para tudo.
Costuma o Povo dizer que filho de peixe sabe nadar e parece que assim é.
As sessões de câmara e as assembleias municipais são actos públicos que interessam a toda a população. Para alem da muito pouca publicitação desses actos, a forma como os autarcas respondem quando respondem aos munícipes que vão manifestar alguma discordância ou dar a conhecer situações de interesse colectivo, leva a que cada vez menos os munícipes assistam àquela reuniões.
Mas como são do interesse geral de toda a população, os ditos actos públicos deviam ser todos filmados e publicados no site da autarquia. Com isso ganhavam todos menos os autarcas que certamente teriam de mudar de atitude, já que todos iam ver o seu comportamento. Atitudes como escarnecer dos eleitores, certamente deixaria de haver e levaria  mais pessoas a assistir e participar nas reuniões.
Ontem houve uma assembleia municipal e segundo me informaram alguém do publico filmou a dita cuja, tendo sido admoestado e obrigado a parar com as filmagens. Teria de pedir antecipadamente a autorização para filmar um acto que é publico, como se não fosse de interesse publico levar ao conhecimento da população aquilo que se passa na assembleia.
Fica então confinado ás quatros paredes do local onde se realizam estes actos, pouco públicos, restringindo a informação à publicação tardia de actas que não traduzem a realidade do que se passa nas reuniões sob a direcção de uma certa máfia politica.
Que belo conceito de democracia este praticado pelo herdeiro do camarada Pinov.
Claro que as reuniões são gravadas mas quem tem acesso ás gravações e em que condições?
Também sabemos, até por experiência própria, que quando se trata de algum opositor, goste-se ou não da sua posição politica, que os cavalheiros eleitos, fazem questão de esconder toda a informação, apenas dando a conhecer algo que possa contribuir para melhorar a imagem dos protagonistas. Já aquilo que for contra os meninos, não pode ser divulgado.
Assim se mantém um Povo na ignorância e ainda há quem bata palmas a este modelo de governança. E depois admiram-se que apareça alguém a cavalgar na crista da onda do descontentamento e a fazer avaria.


1 comentário:

Anónimo disse...

Era bom que toda a gente tivesse acesso, concordo com o texto, assim todos viam o calibre do Pina e a maneira como trata e responde as questões.