sexta-feira, 11 de setembro de 2020

OLHÃO: QUERES CASA MAS VAIS DORMIR DEBAIXO DO VIADUTO!

No ano em que António Pina foi reeleito presidente da câmara municipal de Olhão, fez publicar no site da autarquia, o power point do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, como se pode ver em file:///C:/Users/admin/AppData/Local/Packages/Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempState/Downloads/2017-02-02%20programa%20rpa%20olhao%20(1).pdf, e do qual foi retirada a imagem acima.
Não é de agora que dizemos que há casas a mais, sejam novas ou a necessitar de recuperação, mas cujos valores estão acima das possibilidades da maioria da população. Apesar de o saber, o Pina Continua a sua cruzada na promoção do sector turístico/imobiliário, não para satisfação das necessidades de quem o elegeu, mas para servir os interesses ou ganancia de terceiros, preocupados apenas com o lucro e menos com aquilo que afecta as populações. Diga-se de passagem que não se trata de um problema local, sendo mesmo nacional, como refere a publicação.
É que enquanto deixaram de haver casas para o arrendamento, o numero de casas devolutas, isto é sem utilização, disparou. Pina promove, neste contexto a especulação imobiliária, não intervindo nem aumentando os impostos sobre os imoveis sem utilização. Apenas está interessado nas vendas para receber o IMT.
Se pensarmos que a grande maioria das casas a precisar de reabilitação se situam nas zonas históricas das freguesias e no caso da de Olhão, cuja delimitação devia ter sido mais alargada, a ausência de uma politica de reabilitação de casas para o arrendamento, é caso para dizer que o Pina junta a expulsão dos olhanenses do seu habitat aos negócios imobiliários.
E de tal forma assim é que a chamada requalificação das avenidas se insere nesse esquema sem o mínimo pudor em relação aos que o elegeram.
A Requalificação da Avenida 16 de Junho idealizada pelo Pina, transformando-a numa zona dita nobre, para alem de correr com mais alguns olhanenses, vai levar a que a curto prazo a pequena pesca artesanal deixe o lado poente do porto de pesca para nele se incorporar mais um segmento da marina.
A náutica de recreio promovida a todo o custo pela autarquia, com beneficiários directos, ganha o domínio enquanto os restantes sectores diminuem. Essa é a logica dos Pinas, até à morte total da pesca em Olhão.
A teia de cumplicidades em torno da pesca vai destrui-la para no seu lugar se impor o sector turístico! Um crime contra aqueles que construíram Olhão! 

1 comentário:

Anónimo disse...

Algumas das casas devolutas são de pessoas que não as podem arranjar de momento e que arriscam vê-las penhoradas! Ora se as imobiliárias podem especular á vontade porque um desgraçado que não pode de momento arrjar a casa fazer o mesmo ?! É mais uma desculpa para obrigar as pessoas a vender para os contrutores e imobiliárias comprarem a preço barato e vender 10x mais... Além disso há casas de heranças cujos herdeiros não se entendem. A ajuda do estado/câmara será então vender tudo ao desbarato ? Muito justo... Ainda por cima continuam a aumentar o IMI, olha que se no futuro alguns se começarem a "passar da cabeça" não me admiro...