quarta-feira, 16 de setembro de 2020

OLHÃO: A VARIANTE DO CRIME!

Antonio Pina, presidente da câmara municipal de Olhão vem anunciar uma reunião com o ministro das infraestrututras e a aprovação da avaliação de impacto ambiental da Variante Norte à nacional 125.
E fá-lo como se não se tratasse da mesma confraria de trastes, todos eles e ainda menos diz sobre os antecedentes da dita Variante.
Com a aprovação do Plano Director Municipal e das plantas que o integram, foi delineado um traçado, com uma faixa de protecção de 400 metros. A câmara, entretanto, autorizou a edificabilidade em cima do traçado. Não, não se tratava de corrupção mas sim de um pequeno favor a um amigo, até porque a autarquia nunca pensara fazer a variante, conforme declarações prestadas por técnicos da autarquia no Ministério Publico.
Claro que o MP arquivou, como arquiva quase tudo que diga respeito a titulares de cargos políticos ou de altos cargos públicos.
Mas quanto ás declarações do Pina e que constam das imagens, ainda não foi proferida uma decisão, mas apenas emitido o parecer  final. Declaração de impacto ambiental ainda não há. Mas isso não faz diferença, porque o objectivo mesmo era o de se mostrar, exibir, para salientar a reunião que tivera com o ministro. A preocupação com as pessoas que vão ser prejudicadas pela execução da obra com graves culpas para a câmara, não é digno de uma palavra.
Vá lá, não ter dito que conseguira a boa vontade do ministro para uma solução na passagem de nivel da Avenida, é uma sorte.
E como não podia deixar de ser logo vieram os lambe-cus do costume aplaudir a grande vitoria do traste, como se não fosse a IP a promotora do estudo e do consequente pedido de AIA.
O tema Variante só se levantou quando o governo Sócrates decidiu fazer a requalificação da Estrada Nacional 125 e concessionou a obra à Rotas do Sol. Uma obra de cento e cinquenta milhões e que integrava a Variante da discordia. Foi aí que se percebeu os favores e ilegalidades cometidas na aprovação das obras.
Claro que sendo do interesse dos camaradas, a Variante tinha de ser aprovada, ou não tivesse o partido dito socialista homens de mão em todo o aparelho de estado por forma a conseguir aquilo que anteriormente fora rejeitado.
O sucesso dá muito trabalho! Dizem eles. Não dizem é que este tipo de partidos funcionam como famílias politico mafiosas. É que para o ano há eleições autárquicas e convem algumas decisões importantes, na hora certa, como é o caso. Não há obra mas há uma aprovação vem a dar tudo no mesmo!

1 comentário:

Anónimo disse...

400 metros de faixa de protecção, a sério ?! Engraçado que quem tem casa ao pé do acesso á Via do Infante não viu o seu IMI descer com a inerente desvalorização das casas no mercada imobiliário, pelo contrário! Para além da poluicão do ar/sonora/perigo para as crianças e animais. Serve ainda para algumas pessoas, não vou dizer quem, estacionarem o carro no dito acesso e roubarem equipamentos das casas ao pé, desde ferramentas de jardim, agricolas, alfarrobas, enfim o que apanham... Fazer queixa á GNR é anedota... Mas para os nossos autarcas somo priveligiados porque temos vista para o mar....