sábado, 19 de setembro de 2020

OLHÃO: MARCELO E PINA, FARINHA DO MESMO SACO!

O presidente da republica deslocou-se a Olhão em mais uma acção de campanha eleitoral tendo merecido da parte do autarca de Olhão os maiores elogios, mas que merece alguns comentários, tanto a um como ao outro.
Marcelo tem-se distinguido por ser o presidente dos afectos, dando abraços e beijos a torto e a direito, tirando fotografias, e levando uma palavra de esperança àqueles que têm sido alvo de desgraças, mas de concreto para resolver problemas é um ZERO! No Algarve que tem ele feito pelas populações? Zero! Claro que tem feito na defesa de algumas actividades económicas e nada mais.
Ontem foi a vez de Olhão e andou a beber copos (talvez de agua) como se pode ver na imagem abaixo
Curiosamente, Pina levou-o a visitar um estabelecimento que não há muito tempo ameaçara encerrar por causa das motos na Avenida 5 de Outubro, o que quer dizer que o Pina e o dono do espaço foram ao perdoa-me!
Mais importante no entanto foi a inauguração da Escola Basica nº 5, no Bairro 28 de Setembro, uma obra que custou mais de dois milhões de euros.
Para uma escola, o mais importante são os alunos, os professores e funcionários que a põem a funcionar. Mas será que para o Pina isso é assim tão importante? Não!
A 15 de Maio deste ano mostrávamos uma imagem daquela escola pelas piores razões, como se pode ver e ler em http://olhaolivre.blogspot.com/2020/05/olhao-patio-ou-piscina.html. Quatro meses depois o que vemos? Reparem:

Ontem de manhã, o recreio da escola apresentava-se como se vê na imagem; os alunos já não precisam de frequentar as piscinas municipais porque agora têm aquele ali à mão de semear.
Já me esquecia de referir que o autor da imagem, a quem a roubei, é o mesmo, Aparício Rocha.
Como o professor Marcelo vinha inaugurar a escola, foi necessário mandar os bombeiros resolver o problema, não fosse o nadador-salvador na presidência atirar-se para dentro de agua.
É certo que choveu bastante e o recreio alagou; mas depois do que dissemos em Maio, não deveria a autarquia ter corrigido o problema, instalando uns sumidores de aguas pluviais? Pelos vistos não e no futuro, sem a visita do Marcelo, os alunos da EB nº 5 não vão ter recreio nos dias em que chova.
Mas mais. Este caso mostra que há um erro de concepção já que deviam estar previsto o alagamento do recreio uma vez que há um grande desnivelamento em relação ao seu redor.
E porque as pessoas não estão habituadas a isto, lembramos que se há erro de concepção, quem projectou aquilo deveria agora ser chamado à responsabilidade. Claro que já sabemos que tal não vai acontecer, à semelhança do que ocorre com tantas outras obras publicas. 
Não podemos nem devemos omitir que toda a cidade esteve alagada porque os sumidores não foram atempadamente limpos. A Ambiolhão não tem a menor preocupação com a lavagem das ruas, um bom meio para verificar do estado dos sumidores, e nesta altura do ano, inicio da época de chuvas, toda a rede de aguas pluviais deveria ser testada.
E como não podia deixar de ser mais uma vez o túnel encheu. Logo apontaram erros à construção do túnel, esquecendo que todos os leitos de cheia foram eliminados e a cidade cresceu, aumentando a impermeabilização dos solos a norte da Avenida D. João VI, fazendo com que a agua convirja no túnel. Como sempre os nossos autarcas não encontram soluções, nem as procuram!
No fundo, o que veio trazer de útil o presidente da republica para as pessoas de Olhão? Tirar mais umas fotografias, promovendo-se e promovendo o Pina. Desta visita nada resultou!
E batem palmas a isto. Quando é que aprendem a ver o futuro?   

2 comentários:

Anónimo disse...

E ainda á o enplastre que fugiu da junta quando ganhou as eleições e agora parece um canite atrás do Pina para ver se aparece nas fotografias para ver se é candidato depois dele

Anónimo disse...

O Presidente da Republica na verdade não veio fazer nada de importante, retirar a bandeira de uma placa da escola, andar pela avenida a tirar fotos com todo o pessoal que encontrou e jantar no Vila Monte em Moncarapacho, ainda gostaria de saber o que falam todas as semanas os presidentes de todas as camaras e o Presidente da Republica para além de tirar fotos e comerem.