sexta-feira, 18 de setembro de 2020

OLHÃO: PARA QUE SERVE A POLICIA MUNICIPAL?

A imagem acima reporta uma situação que mostra bem para que serve a Policia Municipal e ao serviço de quem está. Da maioria do Povo de Olhão não é certamente.
A situação ocorre na Rua da Cerca de Ferro, uma rua que nem passeios tem, com uma estrada toda esburacada, e trata-se de um simples vaso que até decorava a rua. Mas há uma diferença entre aquilo que é mandado fazer pelas instituições, como os saveiros, e aquilo que é feito pelos moradores. Mas até nisto há dualidade de critérios.
Sendo certo que o vaso está a ocupar o espaço publico municipal, também não é menos certo que à porta do prédio onde pai e filho Pina compraram os novos apartamentos, estão duas floreiras de dimensões muito maiores e que ocupam mais espaço publico que o vaso em causa. Ou seja, à porta do cidadão comum não se pode colocar um vaso mas à porta do presidente podem colocar um jardim privado. Isto está bonito e leva jeito!
Mas na imagem também podemos ver que houve um despacho do presidente que levou à intervenção da Policia Municipal. Certamente que não se atrapalhou na condução do carro por causa do vaso. Antes talvez, um amigo lhe terá bufado a situação tão repetida nesta cidade.
Julgava eu, que o Pina estava mais preocupado com o estacionamento em cima dos passeios, espaço publico para os peões ou com esplanadas que ocupam muito mais do que o regulamento manda; com os carros abandonados pelas artérias da cidade; com as deficiências na recolha do lixo e muito mais que é sua obrigação.
Mas não, o importante é fazer valer a sua autoridade, mostrar o músculo da Policia Municipal.
A questão é saber qual a real necessidade da criação da Policia Municipal. A desculpa da falta de fiscais de obras não colhe, porque se não os tinha podia contrata-los; de resto, em termos de transito e estacionamento já tínhamos a PSP; para fiscalizar a ocupação do espaço publico bastava contratar fiscais. Não havia nenhuma necessidade disso a não ser pelo intimidação das pessoas.
O aluguer do espaço para a sede da PM; a contratação dos serviços dos CCT para os processos de contraordenação (180.000 euros/ano); as viaturas; os salários dos agentes que eles não trabalham de borla; a contratação do advogado; a contratação de um administrativo para apoio à divisão. A quanto montam os encargos com a PM? Muito! Nada que incomode o Pina porque o Povo de Olhão está rico e pode pagar muitas multas. Parafraseando um outro canalha " ai aguenta, aguenta!
Tal como a PM, também as empresas municipais não têm razão de existir, porque não fora os contratos programa da autarquia com elas, nenhuma teria sustentabilidade económica. Mas assim sempre dá para arranjar uns lugares para amigos e camaradas.
Pior que o Pina, são aqueles que lhe batem palmas sem terem o futuro como horizonte.
Contraordenação por causa de um vaso? RIDÍCULO! 

3 comentários:

Anónimo disse...

Móss e a horta que o adejunto fez á frente da casa na quinta das palmeiras já foi multada?

maggie disse...

Muito obrigado pela sua partilha, analise e comentários. Pela defesa dos cidadãos, do dominio publico e da verdade. Grata e Bem Hajam

Pinhomar disse...

Dá vontade de rir 😅🤣🤣🤣