terça-feira, 1 de setembro de 2020

OLHÃO: A VIDA NA RIA ESTÁ CADA VEZ MAIS DIFICIL

Não bastava a poluição senão decisões politicas transformadas em técnicas como se tratasse do COVID. Vem isto a propósito, mais uma vez, da proibição da apanha de ameijoa na Fuzeta e das contradições nas analises do IPMA.
O IPMA definiu os limites de alerta para a presença de fitoplâncton nocivo, em https://www.ipma.pt/pt/bivalves/fito/index-map-dia-chart.jsp, estabelecendo 100.00 no caso da ASP, 200 na DSP e 500 na PSP, isto de acordo com os gráficos apresentados.
Na mesma pagina é possível verificar que nos casos de ASP nada há nada que seja motivo de alerta nas varias estações analisadas na Ria Formosa, o mesmo acontecendo com a PSP; mas já o mesmo não acontece com a DSP. É que se na Fuzeta se apresenta com o valor de 200, no limite, em Tavira atinge os 240. Tudo isto pode ser confirmado clicando em cima dos links publicados.
De acordo com o ponto da situação do IPMA, efectuado ontem, dia 31/08, a paginas 6, a Fuzeta continua proibida para a apanha da ameijoa enquanto Tavira, ainda que tenha sido aletrado estatuto pela presença da DSP em maior quantidade do que na Fuzeta, é permitida a apanha como se pode ver na pagina 7 do documento que pode ser visto em https://api.ipma.pt/public-data/snmb_bulletins/1182020-ci_snmb-31_08_2020.pdf.
Pergunta-se porque se pode apanhar num lado mediante uma situação mais arriscada e na outra não? Mas mais, ainda que se deva ter em conta o estado de alerta como medida preventiva, então o que dizer quando o dito estado é ultrapassado?
Caro que tal decisão não pode ser técnica mas antes politica! É que na Fuzeta há uma praia urbana, a Praia dos Tesos, coisa que Tavira não tem. A Praia dos Tesos é zona balnear, fonte de atracção turística, e para os decisores políticos, as pessoas que vivem do mar normalmente são encarados como feios, porcos e maus, porque têm uma pela curtida pelo sol e quando acabam a faina, em regra apresentam-se sujos da lama que lhes dá o sustento. E isto é uma vergonha para a nossa classe politiqueira! Não pode ser, não podemos misturar este pessoal com os turistas.
No fundo, a nossa classe politica tem vergonha do Povo que dirige mas que sustenta toda a parasitagem! Somos dirigidos por uma cambada rasca! Até quando?

1 comentário:

Rui Simeão disse...

Em Tavira também ha uma praia dos tesos, no seguimento da linha de costa do Antigo Arraial Ferreira Neto, gora Hotel Albacora no seguinmento do terreno da ruína do forte do Rato e fica em frente á barra de tavira, zona de mariscar, ate ao arraial, e para o lado de Cabanas de Tavira, até ´+ ribeira do Almargem. A frequência é tal, que nem há lugar para estacionamento na maior parte do dia no Verão.