terça-feira, 8 de setembro de 2020

OLHÃO: OS MONOS DA AMBIOLHÃO!

A imagem acima foi retirada de uma publicação da União de Freguesias Moncarapacho/Fuzeta. Para sermos justos, temos de dizer que não só é oportuna como justa, pondo a nu a politica empresarial da câmara municipal de Olhão, através da sua empresa para o ambiente.
Como todos os munícipes podem observar na pagina frontal da factura da agua, a Ambiolhão faz-se pagar e bem pela recolha de monos ou verdes, sendo o primeiro m3 à borla, mas todos os demais têm um custo elevadíssimo, 10 euros por m3.
Pensamos que todos os residentes no concelho querem um concelho mais limpo, não bastando as campanhas de sensibilização, importantes também, mas manifestamente insuficientes, no que aos monos diz respeito.
Nem todos têm transporte para levar os monos até ao ecocentro e quanto maior for a distancia a este, maior será a dificuldade. Monos, tal como se refere no cartaz são resíduos que pela sua dimensão não podem ser colocados nos ecopontos, e isso cria um outro problema que é o sitio certo para a sua colocação. Uma cama, um colchão e uma mesa ocupam mais de um m3e a partir daí é só pagar e bem.
Sendo assim, parece-nos absurdo que quem diz querer acabar com as pequenas lixeiras que vemos com alguma frequência nas redes sociais e outras presenciais, não tenha o bom senso de perceber as dificuldades que os munícipes enfrentam para depositarem os monos no sitio imposto pela autarquia e a sua empresa. 
A logica da Ambiolhão e de quem a preside é a de pôr os munícipes a pagar aquilo que não podem pagar, porque afecta os seus precários rendimentos. Portanto a única alternativa ao uso de uma viatura para depositar os monos no ecocentro, e nem todos têm uma viatura capaz de transportar os monos com alguma dimensão, é o recurso á Ambiolhão, e eles sabem-no bem. Ou então, olhar para todos os lados e se não estiver ninguém a ver, abandonar junto da casa do vizinho ou numa outra lixeira improvisada. E já são muitas neste concelho, algumas delas com meses porque a Ambiolhão não os recolhe.
Ciente destas realidades, a União de Freguesias Moncarapacho/Fuzeta, atenta às dificuldades logísticas e económicas dos seus fregueses, entendeu bem e em boa hora, disponibilizar um serviço gratuito de recolha de monos. No fundo, a União de Freguesias Moncarapacho/Fuzeta, está a prestar um serviço ao seu Povo, razão para que foram eleitos. E os outros?
Que saibamos, mais nenhuma freguesia lhe segue as pisadas, mas que se compreende visto serem da mesma cor de quem preside ao órgão maior do concelho, a câmara. e não vão correr o risco de desfalcar a empresa dirigida pelo presidente da câmara das receitas provenientes dos monos.
Uns servem o Povo que os elegeu, e os outros, assaltam-lhes a carteira.
Mas que grande cambada!
Bem haja a União de Freguesias Moncarapacho/Fuzeta! 

1 comentário:

Anónimo disse...

Os meus parabéns á União de freguesias de Moncarapacho e Fuseta pela atitude e pelo serviço que presta aos seus fregueses. Para além deste serviço também faz renovação do cartão de cidadão e da carta de condução serviços dos quais os um familiar já usufruiu e ficou muito satisfeito. Isto sim é trabalhar em prole da população!!!