segunda-feira, 31 de agosto de 2020

OLHÃO: QUAIS OS NUMEROS DO COVID NA REGIÃO?

António Pina, na qualidade de presidente da Comissão Distrital da protecção Civil, no passado dia 28 prestou declarações para a imprensa regional, dizendo que os números até eram muito bons, como se pode ler em https://www.algarveprimeiro.com/d/covid-19-situacao-estabilizada-no-algarve-mesmo-com-aumento-de-turistas-autoridades/34008-1?fbclid=IwAR20_DzYRrLdoV1aAAZE9OdJq2Gwb_mZCDh3bC_SWydF-c9LGo20fzLy2_g
Em primeiro lugar, lembramos que a mesma pessoa chamou de irresponsáveis aos cinco primeiros casos de Olhão. E é bom que não se esqueçam disso!
É que uma coisa são os números reais e outra os números oficiais, com estes a ficarem muito aquém daqueles. Ainda que não tenhamos como o fundamentar, sabemos particularmente que a realidade é bem diferente daquilo que dizem, com mais, muitos mais casos dos que são reportados. E Olhão não foge à regra.
Mas foi o irresponsável presidente, que para promoção própria, desenvolveu maneira de provocar ajuntamentos em todo o concelho, encerrando o transito na principal artéria da cidade, pondo a circular um tal road show. E se se compreende a abertura à economia, já não se percebe tão bem a forma como foi feita. 
Estamos a lembrar regras básicas como o uso de mascara ou o distanciamento, que não é social mas sim físico, seja em estabelecimentos ou em meios de transporte, como se vê nos barcos que transportam as pessoas para as ilhas.
Para o meio de Setembro está previsto o regresso das medidas de contigencia, uma consequência do facilitismo com que tem sido encarada a situação.
Não somos contra a realização de qualquer evento desde que sejam mantidas as regras básicas de combate à pandemia; não somos adeptos do confinamento nem do uso de mascara na rua, mas defendemos que se deve manter o distanciamento, como medida essencial para evitar a contaminação. Mascara sim mas em recintos fechados!
Vir apregoar a grande vitoria que é a situação epidemiológica na região com números que fogem à realidade, com consequências previsíveis, ditaria, se os políticos tivessem algum decoro, que pedissem a demissão de todos os cargos que ocupam.
São eles que estão pondo em risco a nossa saúde, ainda que o virus não seja o papão apregoado, mas antes um bom meio para eliminar os mais velhos e encher de dinheiro os cofres de empresas que apostaram no negocio do combate à pandemia. Mascaras, luvas, gel desinfectante, tratamentos e vacinas, proporcionam mais valias a muito boa gente. Um grande negocio á pala da saúde de todos nós.
E vai continuar! 

Sem comentários: