segunda-feira, 20 de abril de 2020

ALGARVE EM MODO DE COVID 19 FAZEM-SE CONTRATOS ESQUISITOS

Ainda que decorrente de um concurso publico foi publicado parcialmente a contratação de duas empresas pelas Câmaras do designado Algarve Central, pouco central mas foi assim que foi batizado.
Constituem o Algarve Central, as autarquias de Albufeira, Loulé, Faro, Olhão e Tavira. Mais um pouco e acrescentavam Ayamonte!
De notar, que a contratação por parte das Câmaras Municipais de Faro e Tavira ainda não foi publicada.
Estas cinco câmaras, com alguns dias de diferença procederam à contratação de serviços especializados na área de direcção, produção e conteúdos artísticos no âmbito do projecto Promoção Turistica e Eventos Culturais - Algarve Central, pela modica quantia de 64.000,00 euros mais IVA, num total de 320.000,00 euros, por cada autarquia, para um período de 460 dias, pouco mais de quinze meses, o que pode ser confirmado em http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=6494588.
Independente dos números apresentados, parece-nos que esta contratação deveria ter sido suspensa porque no imediato e nos tempos mais próximos, as aglomerações de pessoas devem ser evitados, não se vendo onde, quando e como vão realizar os tais eventos artístico/culturais.
Quando as autarquias vêm mandar o recato social, o "fique em casa",  é completamente despropositado estará a proceder-se à contratação de serviços que vão contra aquilo que vêm propondo. E pior ainda, quando se sabe que a maioria dos eventos desse tipo serão os últimos a regressar à normalidade, ou seja não será para se realizar tão cedo.
Claro que o relógio do tempo está em andamento e os dias vão se passando e sem fazer nada de visível, estas empresas já têm assegurado os trezentos e vinte mil euros. Não se trata de um subsidio, mas que as empresas não ficam mal, lá isso não ficam! É pena, mas estes gajos a mim não me arranjam um contro destes e eu também tenho direito a nada fazer e receber, ou é só para os amigos?
Para alem disso, quem é o destinatário desta promoção turística? Para os residentes não é com certeza, embora alguns possam vir a beneficiar dela.
Pergunta-se, e então porque razão a Câmara Municipal de Olhão suspendeu o Festival de Marisco e depois assina um contrato destes? Queixam-se as autarquias da falta de dinheiro mas depois gastam-no assim. Será que as autarquias têm dinheiro a mais? Ou tornou-se demasiado fácil ir aos bolsos dos munícipes?
Em tempos de Covid 19 e a fazerem-se contratos destes é um bocado esquisito!

2 comentários:

Anónimo disse...

Qual esquisito. A vida continua e logo, mesmo a fazer de conta, o negócio continua.

Anónimo disse...

Podem-me explicar o porquê da descoberta por parte destas câmaras desta empresa da Vila Nova da Baronia? Hum, tem pai que é cego ...