terça-feira, 28 de abril de 2020

OLHÃO: QUE MARAVILHA DE CONTRATO

1 - A câmara Municipal de Olhão contratualizou com a Carclasse a aquisição de uma ambulância para o serviço de bombeiros. Até aqui tudo bem, embora hajam algumas duvidas em torno do contrato, que pode ser lido em http://www.base.gov.pt/base2/rest/documentos/801524.
A Carclasse é do empresário Domingos Nevoa, um velho conhecido de grandes negociatas das Bragaparques. Quanto a isso já lá vamos.
A dita ambulância custa 74.700,00 euros, acrescidos de IVA, pelo que perfaz o total de 91.881,00 euros. Devido ao seu valor, esta ambulanica deve conter todo o equipamento porque de outra forma não faria sentido. Mas ainda assim, quando nos deslocamos a um stand de automóveis, normalmente o IVA faz parte do preço, o que não acontece no caso das compras da nossa câmara.
Por outro lado, questiona-se o porquê de uma compra em Braga e não mais perto, como em Lisboa onde estão sediadas as maiores empresas do ramo automóvel, já para não falar nas que existem no Algarve.
O que constatamos, e poderá ser uma simples coincidência, é a "aterragem" de tantos empresários daquela cidade no planeta Olhão. Que raio de mel tem a cidade?
Ao longo dos anos, Domingos Nevoa tem-se cruzado muito com autarcas socialistas e chegou agora a vez do de Olhão fazer parte do rol.
Que cada um pense o que quiser! É o país que temos!
2 - Aproveito ainda para um pequeno apontamento que não tem nada a ver com o assunto de cima, mas sim com o que decorre da pandemia.
Parece que já todos se aperceberam que para alem da crise sanitária temos ainda uma crise económica, que convida a uma alteração ou contenção de gastos por parte das entidades publicas, já que o dinheiro que usam, e abusam, são extorquidos ao cidadão anonimo através de taxas, impostos e outros meios de extorsão por parte do Estado seja ele a nível central, regional ou local. O cidadão é chamado a pagar tudo e mais alguma coisa quando está cada vez mais pobre.
É previsível que se assista a uma acentuada redução na venda de imoveis, principal fonte de receita dos municípios através do IMT. Se os municípios recebem menos, ou cortam nos custos ou aumentam as taxas e impostos, fazendo jus às palavras do Costa quando diz que despesas de hoje são impostos de amanhã.
Sendo assim, seria recomendável que os gastos do Estado, seja qual for o seu nível, se cingissem ao essencial evitando gastos supérfluos, muito habituais em Olhão.
Estamos a um ano de eleições autárquicas e sabemos bem como são canalizados dinheiros públicos para as campanhas de quem detem o Poder. o que vai requerer uma maior atenção por parte dos munícipes.
Olho vivo e pé leve!

Sem comentários: