sexta-feira, 17 de abril de 2020

OLHÃO: QUE APOIOS PARA A PESCA APEADA?

Na semana passada, fomos brindados, através da comunicação social regional, que o secretario de estado das pescas havia recusado dar qualquer apoio aos viveiristas e mariscadores. Não admira que seja mais papista que o papa!
Enquanto os nossos deputados, todos eles, parecem navegar em piloto automático, os nossos vizinhos espanhois não se fizeram rogados, exigindo da dita União Europeia os apoios necessários para sectores como a apanha de marisco apeado, como se pode ver em http://www.mispeces.com/nav/actualidad/noticias/noticia-detalle/Europa-acepta-incluir-al-marisqueo-a-pie-en-las-ayudas-del-Fondo-a-la-actividad-pesquera-y-acucola/#.Xpl0YMhKjIW.
Nuestros hermanos fizeram aprovar dois tipos de apoios, um a titulo de ajuda e outro pela cessação temporária ou ajuda em caso de cessação completa da actividade, por causa do corona vírus.
Infelizmente temos os governantes que temos, subservientes a uma união que só o é de nome e para alguns fins nem sempre os mais recomendáveis.
Neste momento, as autoridades com função de policia na Ria Formosa, perseguem os viveiristas e mariscadores, impedindo-os de trabalhar, invocando o Estado de Emergência resultante da crise sanitária do Covid 19, sem que quem tome esse tipo de decisões se questionasse como é que os profissionais da aquacultura iriam viver.
Em regra, no seu trabalho, os viveiristas/mariscadores mantêm uma distancia de quarenta a cinquenta metros, quando não mais, uns dos outros mas se percebendo como estão a violar a medida de distanciamento social, sendo esta uma das actividades que se poderia considerar essencial, por se tratar de um género alimentar.
Por outro lado, com os restaurantes fechados, a quebra da facturação é demasiado elevada, sendo que só alguns terão fundo de maneio para se manterem.
Nisto podemos e devemos esclarecer que cabe ao presidente da câmara e presidente da AMAL, enquanto representante de quem o elegeu, em defesa dos seus eleitores, propor ao governo os apoios necessários para os profissionais que vivem destas actividades. E logo ele, que tanto gota de se exibir nas visitas que faz, alimentando a vaidade e promoção politica, mas que não é capaz de criar, ou propor medidas de apoio.
Ele que é um dos grandes responsáveis pela poluição que mata o marisco e que já levou à desclassificação da maior zona de produção de bivalves.
Está de férias? Desconhece o problema? Ou é mais lambe botas do governo?

2 comentários:

Atento disse...

como pode o presidente apoiar os mariscadores da ria formosa se ele prórpio já despediu metade daqueles que trabalhavam para ele nos viveiros das ostras exóticas que vem de França.
Será que com o dinheiro do festival do marisco que não se devia realizar não dava para apoiar essa gente que está a passar mal.

Anónimo disse...

Moss então esses mariscadores também não descontam para nada são romenos, ciganos e outros queres ver vai a zona industrial ver os sacos que eles passam todos dias depois da maré, passam a porta da oficina que eu trabalho, mal vive eu que todos meses leve um talhada no ordenado para descontos e trabalho 7 horas.