sábado, 25 de abril de 2020

PORQUE HOJE É 25 DE ABRIL

Passados quarenta e seis anos sobre o golpe de estado militar que depôs o regime de Salazar e Caetano, que o Povo aproveitou para sair à rua e reclamar por Pão, Paz, Liberdade, Democracia e Independência Nacional. Parte desses pressupostos ficaram por realizar e nos casos em que foram alcançados, acabaram por ser paulatinamente reduzidos.
Quando se fala no Pão, estamos a falar de condições de vida da população portuguesa. Nos tempos que se seguiram à Revolução foi possível conseguir algumas melhorias, desde logo pela criação do salario mínimo nacional, então de três mil e trezentos escudo, que hoje é a base da grande maioria dos salários praticados. Naquela altura, alguns recebiam como salario pouco mais de mil escudos mensais e muitos nem salario fixo tinham, como era o caso das operarias conserveiras de Olhão.
O movimento sindical acabou por fazer prevalecer a contratação colectiva de trabalho mas passados estes anos, patrões e governos têm tido o cuidado de a destruir, chegando-se ao desplante de, invocando uma crise sanitária, se suspender os direitos sindicais e a aceitar despedimentos ilegais, como no caso dos estivadores do porto de Lisboa.
Foi criado o Serviço Nacional de Saúde que permitiu a todo o Povo português ter acesso a cuidados primários de saúde, mas com os mais diversos argumentos, como a crise financeira, vem sendo destruído, não o dotando dos meios técnicos, humanos e financeiros necessários ao seu normal funcionamento.
O 25 de Abril acabou com a guerra colonial onde morreram muitos jovens que serviram de carne para canhão, mas passados estes anos, assistimos ao envio de militares para teatros de guerra que não são nossos. O principio de Paz pelo qual se lutou foi completamente adulterado pela nova burguesia no Poder.
As Liberdades estão ameaçadas, bastando saber que o Poder, à pala de crise sanitária, pretende utilizar as novas tecnologias para controlar o cidadão sem se saber, ultrapassada que for a crise, quem ficará na posse dos dados. O controlo dos dados dos cidadãos são um atentado à Liberdade.
Quanto a outro grande objectivo da Revolução, a Democracia, está hoje amordaçada, com a imprensa a fazer o jogo do Poder politico, abafando ou ignorando as vozes discordantes. As novas tecnologias trouxeram as redes sociais  e com elas um espaço onde cada um podia emitir a sua opinião, mas até isso se tenta cortar. Sim, ainda se pode falar, mas quem se pronunciar contra o Poder politico será perseguido pelas mais variadas formas.
Um dos grandes objectivos era a Independência Nacional mas como todos sabemos, politicas económicas erradas, como a destruição do tecido produtivo e o elevado endividamento externo, nos colocam cada vez mais na dependência do exterior. Da desejada Independência Nacional passámos à dependência ou mendicidade do exterior.
Porque hoje é o 25 de Abril que nos abriu as portas da esperança por um mundo melhor, devemos comemorar, mas temos a obrigação de lutar pela reconquista de direitos entretanto sonegados sob pena de não fazer sentido tais comemorações. Passados estes anos, o 25 de Abril, voltou ás mãos da mesma classe que antes detinha o Poder. Foram eles os grandes beneficiários finais da Revolução!
Deixai que os políticos façam as sua comemorações no Parlamento mas cabe ao Povo sair à rua e aí demonstrar porque quer o 25 de Abril.
Lutem, se não quiserem ser escravizados!

Sem comentários: