quinta-feira, 9 de abril de 2020

OLHÃO: AGUA UM BEM ESSENCIAL ESCASSO A SER DESPERDIÇADO!


Com as medidas de reclusão domiciliaria impostas pelo Estado de Emergência desnecessariamente porque o Estado de Calamidade bastava para impor as medidas até agora aplicadas, como o direito de reunião e manifestação, é nas redes sociais que se faz a discussão dos problemas, razão pela qual o Poder politico usa da censura de publicações que não lhe sejam favoráveis.
Uma das medidas que as pessoas de Olhão, particularmente os pequenos comerciantes impedidos de trabalhar e sem quaisquer apoios, pretendiam ver aplicadas era a redução da factura da agua, cheia de taxinhas para alimentar a canalha.
Logo o patriarca do clã Pina veio a terreiro defender o filho, dizendo que não se podia desifetar as ruas de Olhão porque a agua era um bem essencial mas escasso e que era preciso uma certa contenção.
Refira-se que, na composição da factura, estão presentes taxas fixas que nada têm a ver com o consumo, já que os estabelecimentos encerrados não têm consumo de agua e por arrastamento de saneamento ou de resíduos sólidos, mal se percebendo porque carga de agua têm de pagar um serviço que não lhes é prestado. Outros concelhos, face à situação económica das pessoas abdicaram da cobrança da factura da agua, mas em Olhão nem um cêntimo que é perdoado!
O que pai e filho não dizem às pessoas que no concelho de Olhão, há a registar a perda de 40% de agua na rede, porque está podre e com constantes roturas, algumas com meses, como a constante do vídeo acima.
Esta rotura, com meses, situa-se na estrada de ligação a Pechão, no entroncamento para acesso ao Estádio e Pavilhão Municipal. Sendo assim, temos funcionários da autarquia no local para alem do pessoal que trata da parte da jardinagem. Mas mesmo sem os funcionários, desconhecer a situação é revelador do estado de abandono a que os nossos eleitos votaram as infraestruturas desportivas municipais.
Bom, e se têm conhecimento e não resolvem estamos perante o acto criminoso de desperdício de um bem essencial escasso como é a agua, para usar as expressões dos meus amigos Pina.
Este desperdício tem de ser pago por todos nós, fruto da negligência criminosa dos nossos autarcas que nunca mais se resolvem a renovar aa redes de agua e saneamento. É verdade que tem custos elevados, mas também é verdade que uma cidade que está em permanente construção, deverá actualizar as suas infraestruturas por forma a dar resposta adequada às situações. Ninguem diz para se fazer num ano ou num mandato, mas que é preciso tomar uma decisão, calendarizar e promover a obra.
Levamos nesta guerra com a autarquia há mais de dez anos, tempo mais que suficiente para que isto estivesse resolvido e continua tudo na mesma.
A cidade e a Ria agradeciam!

1 comentário:

Anónimo disse...

Ele passou de presidente a Youtuber! O rapaz que tinha más notas na escola agora quer ser famoso! Ele esforça-se mas não consegue. Pena! É triste quando tanta gente trabalha e depois há um galito que quer assumir-se!