quinta-feira, 30 de abril de 2020

OLHÃO: AMBIENTE DE MERDA E PERSEGUIÇÃO A QUEM TRABALHA!

1 - A Câmara Municipal de Olhão, em mais uma das muitas acções de propaganda, vem anunciar o aniversario dos seus Mercados, destacando a preocupação com o ambiente, como se alguma a tivesse tido, como se pode ler em http://www.cm-olhao.pt/destaques2/2851-mercados-assinalam-104-anos-de-historia-a-pensar-no-ambiente.
Com tanta preocupação com o ambiente e o plástico, gostaríamos de saber porque razão o presidente da câmara utiliza sacos de rede de plástico nos seus viveiros de ostras. Ou será que aqueles sacos não libertam micropartículas que entram na cadeia alimentar das espécies marinhas?
Para alem dessa questão, temos a Câmara Municipal como a maior fonte de poluição da Ria Formosa e não se vê uma única medida para lhe por termo. Será realmente o ambiente uma preocupação da autarquia? Não!
Na lengalenga da Câmara, vê-se que quer acabar com a utilização dos sacos de plástico, pelo que vai distribuir 15.000 sacos de papel pelos operadores para embalar, entre outros, carne e peixe sem no entanto referir que tipo de papel vai utilizar e qual o seu preço, apenas referindo que se trata de uma grande investimento.
Todo o mundo sabe que a carne e o peixe libertam escorrências pelo que os sacos não podem ser de um papel qualquer. Para cumprir aquela função terão de ter na sua composição poliprolineo, uma substancia que vai impermeabilizar o papel, agravando os seus custos.
A oferta dos primeiros quinze mil sacos, serve para que os operadores não contestem, de momento, a sua utilização. Mas os seguintes com toda a certeza terão de ser pagos, pelo que seria interessante saber quanto custam os ditos sacos. É que estamos numa fase em que os operadores têm uma quebra acentuada nas suas receitas e aumentar os custos só pode agravar a situação.
Mas o presidente e seus muchachos é que sabem! Quero, posso e mando! Entretanto o ambiente de merda na Ria Formosa, continua!
2 - Uma outra noticia que nos merece referência, é a apreensão de duas toneladas de berbigão pela GNR, "por ter sido apanhado fora do período legalmente estabelecido", ou seja de noite! E porque é trabalho marítimo nocturno, está proibido! Ler em https://postal.pt/sociedade/2020-04-30-GNR-apreende-duas-toneladas-de-berbigao-capturado-ilegalmente-em-Olhao.
A questão que neste caso se coloca, é que as depuradoras têm de ter o marisco em seu poder durante a manhã para o poderem reencaminhar ao destino final. Se os mariscadores, não forem durante a noite, apanhar o berbigão dificilmente o entregarão nas melhores condições às depuradoras e estas poderão nem sequer o receber, porque deixar para o outro dia pode significar um grande prejuízo.
Claro que a GNR está cumprindo a sua função mas quem toma este tipo de decisões desconhece a realidade do mercado. Aliás, José Apolinário não tem a mais pequena noção do que são estas coisas mas o cartão do partido, garante-lhe a continuidade da sua actividade de profissional da politica, e só por isso se mantem no lugar que lhe destinaram. Só precisa de não levantar ondas contra o chefe da orquestra, o Costa!
Certo é, que fruto da incompetência de alguns, são os que mais precisam os eternos prejudicados. Cabe a estes últimos desenvolverem acções que obriguem os decisores a mudarem a decisão!
Lutem se quiserem obter a vitoria!

1 comentário:

Anónimo disse...

A apanha não é por ser de noite mas também pela arte utilizada que é o arrasto de cintura, a fuga aos impostos, mas como a coisa é rentável o crime compensa.